SMS inicia 2ª vigência do acompanhamento em saúde para beneficiários do Bolsa Família

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira, 4 de agosto, a 2ª vigência do acompanhamento obrigatório em saúde para os beneficiários do programa Bolsa Família. A ação segue até o mês de dezembro e acontece em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital sergipana.
Gestantes, crianças de até 7 anos e mulheres com idade entre 14 e 44 anos devem comparecer em sua unidade de referência. O acompanhamento é uma exigência do Governo Federal para a manutenção do benefício.
Nesta etapa, é necessário realizar a verificação de peso e altura, a atualização da caderneta de vacinação das crianças, e no caso das gestantes, apresentar a comprovação de acompanhamento pré-natal com consultas mensais. As mulheres também devem estar com o exame preventivo em dia, cuja coleta deve ser feita anualmente.
O atendimento nas USFs acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, e é fundamental que os beneficiários levem o Cartão do Bolsa Família ou NIS, o Cartão do SUS, o Cartão da Pasta Família da unidade, a caderneta da gestante e o cartão de vacina das crianças.
Em Aracaju, mais de 100 mil famílias são assistidas pelo programa e o não cumprimento das exigências pode resultar no bloqueio do benefício. No entanto, é possível regularizar a situação procurando o Agente Comunitário de Saúde ou o Assistente Social da USF de referência. A SMS reforça a importância do comparecimento dentro do prazo para evitar prejuízos e garantir o acesso contínuo aos benefícios do Bolsa Família.
Texto e foto: Ascom SMS