Para comemorar o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado nesta quarta-feira, 8, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) faz um alerta sobre tema, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de controlar os níveis do colesterol para uma vida mais saudável. Isso porque, quando os níveis do colesterol estão altos, há maiores chances do surgimento de diversas doenças sérias.
![]() |
Além do cuidado com a alimentação e a importância do acompanhamento médico frequente, para detectar possíveis problemas em relação ao assunto, os especialistas apontam a prática de atividades físicas como um dos fatores que mais auxiliam a melhora do colesterol alto.
Atualmente, o município oferece, através da SMS, diversas ações voltadas para a saúde e o bem-estar que, consequentemente, auxiliam na redução das taxas de colesterol. Uma delas é a prática de exercícios físicos através do Programa Academia da Cidade.
“Nosso programa mobiliza, fortalece e integra recursos disponíveis para a comunidade promovendo comportamentos preventivos que podem melhorar o estado geral de saúde, física, mental e comportamental. A atividade física ajuda a melhorar vários indicadores em saúde, como hipertensão, diabetes, artrose, cardiopatias e depressão. Quando você começa a usar atividade física você gasta a gordura acumulada e baixa o colesterol. É mais difícil controlar sem atividade física”, ressalta o coordenador do Programa Academia da Cidade (PAC), Magno Carvalho.
Muito comum na população idosa, o colesterol alto representa um alto risco para este grupo de pessoas. Pensando no bem-estar da terceira idade a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fernando Sampaio, que fica no bairro Castelo Branco, desenvolve o grupo de convivência para idosos, intitulado: o grupo Jovens Há mais Tempo.
![]() |
A nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Rita Dantas, explica como é feito o trabalho na unidade. “Temos atendimentos clínicos e palestras nutricionais, onde os idosos são ouvidos e debatem sobre educação em saúde. O nosso grupo, atualmente, é composto por 25 idosos, e somente com esta ação conseguimos aliar debate, socialização e integração à promoção à saúde. Com as reuniões semanais que realizamos com o grupo, estes idosos adoecem menos e também acessam menos a unidade por problemas de saúde”, ressaltou.
Dicas
A referência técnica de nutrição da SMS, Vanessa Barreto, explica quais são as medidas que devem ser tomadas para um melhor controle das taxas. “O colesterol é um conjunto de gorduras necessário para o organismo exercer algumas funções, como a produção de determinados hormônios. Portanto, precisamos dele, mas é preciso ingeri-lo de forma equilibrada para manter as taxas regulares. Não é aconselhável comer carne vermelha todo dia, é preciso variar com carnes brancas ou carne de soja. Peixes são excelentes para ajudar no controle do colesterol, e se for consumir carne vermelha é melhor que não seja frita”, explicou.
Entre os alimentos que ajudam a regular o colesterol, Vanessa, cita principalmente os ricos em fibra, como aveia, alimentos integrais em geral, castanhas, nozes. Ela ainda enfatiza a importância das frutas. “Deve-se comer de 3 a 4 porções de frutas por dia. Legumes e verduras também devem ser alimentos diários na mesa das pessoas. Porém, esses alimentos têm que entrar na dieta junto com a retirada dos mais gordurosos. Comer pizza, ir ao fast-food, comer enlatados e congelados não tem problema quando é eventualmente. O problema é trocar sua refeição tradicional por hambúrguer. A frequência exagerada do consumo desses alimentos é o que está adoecendo as pessoas”, acrescentou.
Fonte: AAN