Será realizada no Palácio da Justiça de Sergipe, Centro de Aracaju, nesta quarta-feira, 10/08, às 11h30, a solenidade de adesão à campanha Sinal Vermelho, de combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Na ocasião, o Governo de Sergipe, Prefeitura de Aracaju e Assembleia Legislativa vão aderir à campanha. Estarão presentes a Presidente da AMB, Renata Gil, instituição idealizadora da campanha; e a atriz Luiza Brunet, parceira da campanha e ativista do movimento contra violência doméstica.
Em Sergipe, campanha é disseminada pela Coordenadoria da Mulher do TJSE, sob gestão da Juíza Rosa Geane Nascimento; e pela Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase). A data para solenidade foi escolhida para ressaltar a campanha Agosto Lilás, que este ano tem como tema ‘Um instrumento de luta por uma vida livre de violência’; além de comemorar os 16 anos de criação da Lei Maria da Penha.
Lançada pela AMB e Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em junho de 2020, a Campanha Sinal Vermelho, de combate à violência contra a mulher, tornou-se política pública. A Lei Federal 14.188/2021, que instituiu o programa de cooperação Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica, foi sancionada no dia 29 de julho de 2021. Em Sergipe, foi sancionada Lei Estadual 8.846, no dia 27 de maio também do ano passado.