Setembro Verde: Onco Hematos destaca importância da prevenção do Câncer de Intestino

O mês de setembro é dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de intestino ou Câncer Colorretal. A campanha “Setembro Verde”, promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), visa informar a população sobre a importância de realizar ações preventivas contra a doença. A Clínica Onco Hematos, que integra o Grupo AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), destaca importância da prevenção e do diagnóstico precoce para este tipo de câncer.O mês de setembro é dedicado à campanha de prevenção e combate ao câncer de intestino ou Câncer Colorretal

De acordo com o oncologista clínico da Onco Hematos, André Peixoto, infelizmente o câncer de intestino ou colorretal ainda tem uma incidência muito elevada no Brasil, sendo o segundo mais comum nas mulheres e o terceiro nos homens. “O diagnóstico ocorre, muitas vezes, de forma tardia porque os sintomas são muito semelhantes aos encontrados em doenças benignas. Por isso, é importante procurar um médico em caso de sangue nas fezes, alteração prolongada do ritmo intestinal (diarreia ou obstipação), alteração na forma das fezes (mais finas), dor abdominal prolongada, perda de peso ou anemia sem causa específica”, explica.

Ainda segundo o oncologista, nesses pacientes, se houver forte suspeita, o exame de escolha para se fazer o diagnóstico é a colonoscopia com biópsia. “Nesse exame pode-se detectar e remover lesões que podem se transformar em câncer (alguns tipos de polipos). Quando confirmado o diagnóstico, o tratamento do câncer colorretal geralmente é cirúrgico (retirada do tumor e de uma parte do intestino), podendo ou não ser necessário tratamentos complementares (quimioterapia ou radioterapia)”, afirma.

Medidas de Prevenção

Algumas medidas são importantes para a prevenção dessa patologia: atividade física regular; dieta rica em frutas, vegetais e fibras; redução do consumo de carne vermelha e carne processada; evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool; manter níveis adequados de cálcio e Vitamina D. “Associada à todas essas recomendações se aconselha, ainda, o rastreamento sistemático de alterações do intestino por meio da pesquisa de sangue oculto nas fezes e colonoscopia a partir dos 50 anos para todos os indivíduos, mesmo sem sintomas, ou antes dos 40 anos para pacientes com história familiar. Quando falamos em câncer, prevenção e diagnóstico precoce ainda são as ferramentas mais importantes para que possamos reduzir nossas altas taxas de incidência e mortalidade”, finaliza André Peixoto.

Ascom/Onco Hematos