Setembro Dourado: Diagnóstico precoce, o caminho mais rápido para a cura do câncer infantil

 

Neste setembro dourado, mês da campanha de conscientização do câncer infantojuvenil, a Clínica Onco Hematos, que integra o Grupo AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), reforça a importância do diagnóstico precoce da doença. Atualmente, em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos pelo câncer podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados.

Para o oncologista pediátrico da Onco Hematos, Venâncio Gumes, o câncer infantojuvenil, no Brasil, representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. “Este tipo de câncer tem uma característica um pouco diferente do câncer em adultos. Isso faz com que tenha uma melhor resposta às opções de tratamento, como quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Por conta disso, o diagnóstico precoce é fundamental para um resultado positivo do tratamento. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápido será o tratamento, com menos drogas, menos riscos, menos sequelas e melhor qualidade de vida”, afirmou o oncologista.

Dr. Venâncio Gumes destaca que o acompanhamento pediátrico rotineiro é essencial para a detecção precoce da doença. “O acompanhamento clínico de rotina com o pediatra serve para promover a saúde dessas crianças com a consulta de puericultura rotineira, mesmo quando elas não estão doentes. As que fazem o acompanhamento correto têm mais chances de identificar algum sinal ou sintoma característico do câncer infantojuvenil. Infelizmente, ainda chegam em nossos serviços crianças em estágios avançados da doença. Por isso, o objetivo do Setembro Dourado é incentivar que os pais, desde cedo, levem seus filhos ao médico para que a detecção de qualquer doença seja identificada de forma precoce”, acrescentou.

Fatores de riscos
Dentre os principais fatores de risco da doença estão as causas genéticas e ambientais. Os tipos mais frequentes de câncer na infância são, por ordem de incidência, a leucemia, os tumores de sistema nervoso central e os linfomas (câncer no sistema linfático). Há ainda os tumores renais e hepáticos, os tumores ósseos malignos, sarcomas de partes moles, retinoblastoma e outros.

Sinais e sintomas
O câncer infantojuvenil se refere a grupos de doenças que têm em comum o surgimento e desenvolvimento desordenados de células malignas em qualquer parte do corpo da criança ou do adolescente. Em geral, esse câncer é de difícil diagnóstico, porque seus sinais e sintomas podem ser confundidos com outras doenças.

“Uma febre prolongada sem nenhuma causa aparente por mais de sete dias; qualquer caroço ou massa pelo corpo; qualquer mancha pelo corpo que mude seu aspecto ou mancha roxa sem sinal aparente de pancada; dor de cabeça sem causa aparente, principalmente no período da manhã e com acompanhamento de vômitos; perda significativa de peso; aumento do volume abdominal; aumento dos olhos; reflexo branco nas pupilas após fotografias (reflexo do “olho de gato”); anemia inexplicável com ou sem dores nos ossos; pneumonia de repetição sem cura após a terapêutica realizada e dificuldade de engolir alimentos são alguns dos possíveis sintomas”, alertou o oncologista.