Sergipe: Governador anuncia restrições para o comércio e atividades educacionais

O governador Belivaldo Chagas divulgou, nesta quinta-feira (11), novas restrições para o comércio e atividades educacionais e a manutenção das medidas restritivas anunciadas na última quinta para combater a disseminação do coronavírus. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa posterior à reunião com o Comitê Técnico-Científico e de Atividades Especiais (Ctcae).

As medidas refletem o agravamento do cenário epidemiológico dos últimos dias no estado. Sergipe atingiu o número de 604 internados totais – UTI e enfermaria- nesta quarta-feira (10), somente em leitos de UTI houve um crescimento de internações de 49,1% em relação aos últimos 14 dias.

“Infelizmente, tivemos aumento nos casos de pessoas contaminadas e de óbitos. A média de novos casos aumentou de 40 % em uma semana, é preocupante. Com relação à média de testes, nós conseguimos crescer. Aumentando a testagem, a gente observa uma quantidade maior de pessoas contaminadas. O total de internados cresceu muito, ontem observamos um total 144 pacientes internados em UTI na rede SUS, isso está se aproximando do pico, no mês de julho de 2020, quando chegamos a 166. Naquele período, tínhamos 209 leitos de UTI Covid-19, estamos agora com 183, porque essa semana a Secretaria conseguiu abrir mais 11 leitos. A previsão é que até segunda-feira, possamos abrir mais 16 leitos de UTI, o que significa que ficaremos com 199 leitos de UTI, mas isso não significa dizer que temos que relaxar com as medidas”, disse Belivaldo Chagas.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nesta quarta, 98% dos leitos de UTI da rede privada estão ocupados em Sergipe e 78,7% da rede pública. Segundo o relatório do Ctcae, somente na rede privada, as internações cresceram 60% nos últimos 14 dias, sendo 62,9% de aumento nas UTIs e 57,9% nas enfermarias. Já a média de óbitos geral da semana é de 11, o que representa um aumento de 32,5% em relação à semana anterior. “Com relação a óbitos, a média cresceu para 11 óbitos por dia, significa que poderemos ultrapassar 300 óbitos no mês de março”, alertou o governador.

O governador explicou que todas as medidas serão reavaliadas na próxima quinta-feira (18). “Nós decidimos que nesse período mais crítico, vamos nos reunir a cada 8 dias. O que estamos anunciando hoje, são medidas que tendem a se exaurir até o dia 22. A gente espera que esse efeito Carnaval possa diminuir nos próximos dias. Então, se chegarmos na reunião do próximo dia 18, e sentirmos que pode haver queda, podemos considerar flexibilizar, mas se sentirmos que continua essa crescente, medidas outras serão anunciadas, na próxima quinta-feira. O que está se fazendo hoje é um trabalho, por conta do colapso que já é uma realidade na nossa rede”, argumentou.

Conforme a Resolução, o retorno das aulas presenciais na rede pública, previsto para o próximo dia 22, foi adiado para 05 de abril. Na rede privada, as aulas presenciais ficam suspensas até o dia 5 de abril. Creches, berçários e escolas de ensino infantil continuam funcionando. No Ensino Superior, apenas as aulas e atividades práticas de cursos de ensino superior e profissionalizante seguem autorizadas.

Atividades religiosas, de qualquer credo ou rito, incluídos templos, igrejas e demais estabelecimentos poderão funcionar até as 18h, respeitada a limitação máxima de 30% do estabelecimento, ficando vedado o funcionamento nos dias 20 e 21 de março de 2021.

Já as academias de ginástica terão redução da ocupação máxima de clientes, de 50% para 30% e poderão funcionar durante os dias de semana (segunda a sexta-feira). Quanto à Administração Pública, o quantitativo será reduzido também para 30%. “E vamos aproveitar o feriado municipal de 17 de março, em Aracaju, para decretar ponto facultativo para os demais municípios, para que a gente mantenha mais as pessoas em casa”.

Atividades econômicas

Barbearias, salões de beleza e de higiene pessoal poderão funcionar com 30% de capacidade de segunda a sexta-feira, entre as 5h e as 22h. “A gente não quer prejudicar o comércio de ninguém. Pretendemos com isso, diminuir a quantidade de pessoas circulando”.

Em Aracaju, quanto ao comércio em geral, haverá alteração de horário de funcionamento. Nos bairros do Centro, o comércio considerado não-essencial funcionará entre 9h e 17h, e nos outros bairros de 10h até 18h.

“Com relação a shoppings e galerias e centros comerciais, permanecerá da forma que está até 22 de março. Restaurantes, lanchonetes, sorveterias e bares afins, estamos reduzindo ainda mais, de 50% para 30%. É preciso deixar claro uma coisa: às vezes parece que queremos resolver o problema da pandemia punindo os proprietários de bares e restaurantes. Mas está mais que comprovado cientificamente que o uso de máscaras inibe a contaminação. Num restaurante você não come ou bebe com máscara. A cada momento que se tira a máscara para comer ou tomar um gole de cerveja, você pode contaminar o ambiente. E cada cidadão que chega nesse espaço, pode se contaminar ou contaminar outro”, declarou o governador, ressaltando que medidas estão sendo discutidas com a equipe econômica do Governo em prol do setor, para amenizar as perdas dos setores.

Segundo o governador, a medida visa também diminuir o fluxo de pessoas no transporte público. “Nós resolvemos fazer a alteração do horário de funcionamento do comércio e isso deve diminuir a quantidade dos trabalhadores que, para chegarem nos seus postos de trabalho, usam o transporte público”.

As demais medidas restritivas anunciadas, na quinta-feira passada, continuam obrigatórias. Portanto, está mantida a proibição de eventos de qualquer tipo (festivo, técnico, corporativo, social, cultural, esportivo, comemorativo). Já parques de diversão, circos e similares estão proibidos de funcionar na semana e nos finais de semana.

Fonte: Secom