De acordo com os dados do Censo Escolar da Educação Básica 2023, dos alunos matriculados no ensino médio da rede pública estadual de ensino de Sergipe, 33,3% cursam a modalidade do ensino médio integral; ou seja, Sergipe é o 5º estado onde há mais alunos matriculados no ensino integral, ficando atrás apenas de Pernambuco (66,8%), Paraíba (55%), Ceará (49,1%) e Piauí (45,4%). Os dados constam no estudo divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta quinta-feira, 22, em Brasília.
Em 2022, a matrícula do ensino médio em tempo integral da rede estadual de ensino era de 20.294 alunos. Em 2023, houve um crescimento de 7,8%, ou seja, subiu para 21.994 alunos matriculados. Os dados também avaliam que os alunos do ensino médio integral em Sergipe estão acima da média nacional, que pontua 21,9%.
“É um momento importante do ponto de vista pedagógico para Sergipe. Nós estamos avançando no ensino integral, melhoramos na redução da distorção idade/série de alunos que vem tomando uma projeção nacional, o que mostra que estamos trilhando no caminho certo, ampliando e melhorando programas existentes, como o ProSIC e o Alfabetizar pra Valer, e lançando novos programas, como o Acolher, o Cuidar-SE. É alfabetizar na idade certa, corrigir a distorção da idade-série e avançar no tempo integral com resultado dos índices “, destaca o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.
A previsão é de que Sergipe continue avançando no enturmamento de novos alunos na modalidade do ensino integral, considerando uma opção para eles, já que o ensino médio regular continua sendo ofertado em todos os municípios sergipanos. “Até o fim do mandato deste governo queremos que chegue a até 150 escolas ofertando o ensino médio integral, como também ampliando para o ensino fundamental. São 13 escolas ofertando o integral em turmas do Fundamental”.
Ensino Fundamental
Sergipe também se destaca na oferta do ensino fundamental integral, já que, das 319 escolas da rede pública estadual, 102 ofertam a modalidade e, destas, 81 são voltadas para o ensino médio, 13 para o fundamental e oito ofertam o profissionalizante integrado ao integral. De acordo com os dados do Censo Escolar, o estado figura na 8a. colocação nacional, contando com 18,9% dos alunos da rede pública enturmados no Integral.
A coordenadora geral do Núcleo Gestor de Educação em Tempo Integral da Seduc, Mônica Rodrigues Silva, explica que, ao se referir à rede pública, o Censo Escolar engloba as redes estadual e municipais de ensino; porém, ao analisar somente as 102 escolas estaduais, há uma contribuição da rede estadual de 1,8% dos alunos. “Começamos a ofertar o Integral no Fundamental em 2022, mas a previsão é de que já em 2024 ampliemos para 4,3%”, destaca Mônica Rodrigues Silva.
Ao analisar os dados nacionalmente, nove estados apresentaram percentuais acima da média nacional, que é de 17,5%. Desses, apenas dois não estão na Região Nordeste: Tocantins, com 35,7%, e São Paulo, com 21,9%. Completam a lista de estados que subiram a média nacional Alagoas (20,4%), Paraíba (19,5%), Sergipe (18,9%) e Bahia (17,5%).
De acordo com a coordenadora do Censo Escolar, Jucileide Aragão, o censo é um retrato da educação básica no país e, por meio dele, os governos, nas esferas federal, estaduais e municipais e instituições de ensino privadas, podem desenvolver políticas públicas educacionais baseadas em dados. “A pesquisa traz dados das matrículas, sobre escolas, sobre gestores escolares, docentes em salas de aula, entre outros recortes, que podem subsidiar o planejamento das redes e instituições de ensino”, avalia a coordenadora.