Semana Nacional do Trânsito tem programação especial em Aracaju

Para comemorar a Semana Nacional do Trânsito, a Prefeitura de Aracaju preparou uma programação especial. Assim, com o tema “No Trânsito, o sentido é a vida, por intermédio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), entre os próximos dias 18 e 30, uma série de ações educativas serão desenvolvidas em diversas localidades da cidade para chamar a atenção da população para a importância das boas práticas na construção de um trânsito mais seguro.

A programação será iniciada no dia 18, a partir das 6h30, com uma blitz educativa no cruzamento das avenidas Pedro Valadares e Deputado Silvio Teixeira, no bairro Jardins, quando a equipe de Educação para o Trânsito da SMTT (CET) abordará motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para conscientizá-los sobre o respeito às leis de trânsito para a prevenção de acidentes. Além disso, serão entregues materiais informativos a população.

“A educação é fundamental para reduzirmos os acidentes e estaremos, durante este mês, intensificando as ações em vários pontos da cidade para chamar a atenção das pessoas sobre segurança no trânsito. Queremos disseminar as boas práticas e conscientizar cada vez mais a população sobre a importância do respeito às leis de trânsito para a preservação da vida”, justifica o superintendente da SMTT, Renato Telles.

Diretor de Trânsito do órgão, Thiago Alcântara reforça que a educação é fundamental no trânsito. “Todos devem ter atitudes responsáveis. É preciso seguir o que determina a legislação de trânsito, como atravessar somente na faixa, respeitar os pedestres, os limites de velocidade e as sinalizações, e utilizar os equipamentos de segurança, por exemplo. São hábitos simples, rotineiros, mas que podem salvar vidas”, frisa.

Programação

A programação deste ano envolve apresentações teatrais do grupo Cones, palestras sobre trânsito e as comemorações relativas ao Dia Mundial Sem Carro, Dia do Trânsito e Dia Nacional do Agente de Trânsito.

Confira a programação completa:

18 de setembro

6h30 – blitz educativa no cruzamento das avenidas Pedro Valadares e Sílvio Teixeira 16h – Blitz educativa em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, na avenida Delmiro Gouveia.

19 de setembro

7h – blitz educativa na avenida General Calazans, em frente à Alma Viva. Público Alvo: motociclistas

7h – palestra “No Trânsito, o sentido é a vida”, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde

10h – Apresentação do grupo Cones, no Centro Educacional Manaim

20 de setembro

8h – blitz educativa na av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, próximo à Maravilha Motos

14h – palestra “No Trânsito, o sentido é a vida”, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde 15h30 – blitz educativa na avenida Adel Nunes

21 de setembro

8h e 13h – Apresentação do grupo Cones na XI Semana da Acessibilidade, no Parque da Sementeira.

22 de setembro

Dia Mundial Sem Carro

8h – blitz educativa na avenida Mário Jorge, próximo ao Hospital Decós

23 de setembro

Dia Nacional do Agente de Trânsito

8h – apresentação do grupo Cones no Colégio Arquidiocesano, na Farolândia 10h – apresentação do grupo Cones no Colégio San Rafael, no São Conrado

24 de setembro

8h – apresentação do grupo Cones no Colégio Espírito Santo

8h – palestra “No Trânsito, o sentido é a vida”, no Cemar do bairro Siqueira Campos 14h – apresentação do grupo Cones no Colégio Espírito Santo

25 de setembro

8h – apresentação do grupo Cones na Biblioteca Pública Epifânio Dórea. Público-alvo: EMEF Dom José Vicente Távora, Monsenhor João Moreira Lima e Prof. Maria Givalda da S. Santos.

26 de setembro

9h – apresentação do grupo Cones e palestra no Colégio Gente Miúda

14h – apresentação do grupo Cones e palestra na Empresa Viação Atalaia

27 de setembro

7h – ação educativa na faixa de pedestres em frente ao Colégio Santa Chiara

9h – palestra na Escola Sonho de Ícaro

10h – apresentação do grupo Cones na Le Petit

14h – apresentação do grupo Cones no Colégio Santa Chiara

15h – palestra na Escola Sonho de Ícaro

30 de setembro

10h e 14h – ação educativa no Colégio Lavoisier

Fonte: AAN

Foto: Ascom SMTT