A Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou nesta segunda-feira, 21/7, no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), um mapeamento que resultará no laudo técnico de condições ambientais do trabalho dos profissionais que atuam na unidade. O estudo é uma das ações previstas no projeto de Reforma Sanitária e Gerencial do SUS em Sergipe, está inserido no contexto da criação das Fundações Estatais para o gerenciamento da Saúde e atende à reivindicação do Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde (Sintasa). A partir do laudo técnico será possível avaliar os níveis de insalubridade e periculosidade vividos por cada profissional nos diversos setores do hospital. Estas informações servirão de base para redefinir os parâmetros de concessão de adicionais aos salários dos servidores. “Estamos trabalhando para resolver garantir aos servidores remunerações com critérios claros e igualitários. Para isso, vamos construir um mapa preciso dos riscos de trabalho em todas as áreas e funções das unidades hospitalares do Estado”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho. Durante a primeira etapa do processo, que deve durar cerca de dois meses, o engenheiro da empresa de consultoria contratada pela SES analisou o organograma hospitalar e conheceu de perto as competências das coordenações e gerências, além das atribuições dos profissionais do HUSE. “Queremos observar como funciona a rotina e são desenvolvidas as atividades ocupacionais. A partir daí, mediremos os riscos a que estes trabalhadores estão submetidos”, informa Flávio Brito. Melhorias A atuação dos técnicos dentro das áreas produtivas da unidade deve começar ainda esta semana. Um grupo especializado no assunto vai percorrer os ambientes e conversar com os servidores. “Como existem várias particularidades e distinções no exercício das tarefas dentro do mesmo hospital, estamos elaborando para os engenheiros responsáveis uma lista ampliada descrevendo nosso atual quadro de recursos humanos”, explica a coordenadora administrativa do HUSE, Cristiane Prado. O coordenador de medicina do trabalho da SES, Celso Marques, também acompanhou a primeira fase do planejamento e destacou a importância desta ação. “Nossa meta é aproveitar o resultado do levantamento para implantar o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), garantindo assim, mais qualidade de vida aos servidores”, anunciou.