Santas Casas e Hospitais Filantrópicos contam com nova linha de crédito da Caixa e pausa nos contratos

A Caixa anunciou na quinta-feira, 25, medidas de apoio a Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Entre as principais, estão a possibilidade de pausa de 180 dias em contratos de crédito, a ampliação do prazo de pagamento de 84 para 120 meses e a disponibilização da nova modalidade Caixa Hospitais Pós, que tem taxa pós-fixada de 0,29% a.m. + CDI, 42% menor em relação às atuais.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, ressaltou a importância e o potencial das medidas. “Queremos oferecer a linha para todas as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do país. São 189 mil leitos que podem se beneficiar hoje das medidas”, explicou o presidente.

O anúncio da Caixa reforça as medidas de combate ao Coronavírus, auxiliando instituições que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Neste sentido, as entidades podem solicitar pausa nas operações já contratadas do Caixa Hospitais, Caixa Giro SUS e Caixa Hospitais FGTS.

Já na linha Caixa Hospitais Pós, as Santas Casas e Hospitais Filantrópicos podem utilizar os recursos para investimentos ou para compor fluxo de caixa, com carência de até seis meses para pagamento da primeira parcela, podendo escolher a melhor alternativa de aplicação frente a sua realidade financeira. Mais de 1.650 entidades contarão com recursos da nova linha Caixa Hospitais Pós.

Caixa Hospitais

O Caixa Hospitais é uma linha de crédito destinada às entidades conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS), que tenham recursos financeiros a receber do Ministério da Saúde referentes aos serviços ambulatoriais e de internações hospitalares prestados. Em 2020, a Caixa já havia reduzido a taxa média da carteira em 45% das praticadas até 2018. O desenho da nova modalidade permitirá às entidades acessarem condições ainda melhores, de acordo com seu perfil.

Fonte: Ascom Caixa
Foto: ilustração