Saese e Coopanet/SE: entidades representativas dos anestesiologistas completam 45 e 30 anos de fundação

Com o propósito de unir os anestesiologistas que atuam em Sergipe, bem como fomentar o debate e conhecimento científico, em 1973 surgia a Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese). Quinze anos depois, era criada também a Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest/SE), como braço econômico da categoria e de defesa profissional no mercado de trabalho. O mês de outubro é de celebração para a categoria, cuja data comemorativa é dia 16.

A Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese), completa este ano 45 anos de existência. De acordo com o vice-presidente da Saese e Coopanest/SE, Ronaldo Queiroz Gurgel, a instituição conta com profissionais que atuam em todo Estado de Sergipe e nacionalmente participa ativamente das discussões científicas e em defesa do anestesiologista, fazendo-se presente em todos os eventos científicos da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), inclusive no Congresso Brasileiro. “Fortalecemos o espírito associativo e garantimos uma entidade forte e preparada para os desafios de modernizar a anestesia e aumentar a qualidade e segurança na prática diária”, afirmou.

Fundada em 1988, a Coopanest/SE permitiu ampliar os horizontes dos anestesiologistas no Estado de Sergipe, fomentando a qualificação técnica e oferecendo melhores condições de trabalho, tanto no setor suplementar quanto no público. Nesta segunda-feira, 1º de outubro, a coopertativa completou três décadas de história e serviços prestados aos anestesiologistas e também à sociedade, sempre visando representar os interesses dos cooperados, promovendo a defesa econômica e o bem-estar social dos anestesiologistas, em obediência aos princípios da cooperativa.

As entidades têm grande representação no Estado e a união de seus associados/cooperados também tem resultados bastante positivos no cenário nacional. Na história da categoria em Sergipe, também foi um grande marco a realização em Aracaju do 60° Congresso Brasileiro de Anestesiologia (CBA), em 2013. “Foi o resultado de um trabalho conjunto, atraindo para o menor Estado do país, um evento de grande relevância para a categoria, trazendo para Sergipe, anestesiologistas de todo o país e inclusive do exterior”, comentou Ronaldo Gurgel.

De acordo com o atual presidente da Coopanest/SE e Saese, Milton Simões, o objetivo da cooperativa é conquistar, por intermédio da união de todos os cooperados, um ambiente favorável ao exercício da atividade anestésica. “A Coopanest foi criada há 30 anos e durante esse período conseguimos manter uma união entre todos os profissionais. A instituição foi crescendo e hoje é um modelo, pelo grau de organização e união”, enfatizou o presidente.

A história da Coopanest e da Saese foi de muito esforço e dedicação. Um dos fundadores das instituições foi Dr. Sinval Andrade dos Santos. “Iniciamos a nossa luta pela defesa dos anestesiologistas desde 1973, com a fundação da Saese e em 1988, com a criação da Coopanest. Com a união e cooperação de todos, ao longo desses anos tivemos muitas vitórias e conquistas para a categoria. Hoje, as duas instituições são renomadas em todo o estado de Sergipe e também nacionalmente. Para mim é um prazer fazer parte dessa história e perceber o quanto as instituições cresceram”, pontuou o fundador, que foi o primeiro presidente das instituições.

Ascom Saese/Coopanest