O Conselho Empresarial de Turismo da Confederação Nacional do Comércio (CNC) lançará nos próximos dias o Painel de Inteligência Turística, uma plataforma que busca disponibilizar dados concretos sobre toda a cadeia produtiva da atividade turística no Brasil e nos estados. O projeto, que é uma ação do Programa “Vai Turismo” da Confederação Nacional do Comércio (CNC), tem o objetivo de comprovar, através das informações que serão coletadas por todos os agentes públicos e privados que compõem e atuam no setor, que o turismo é essencial para o desenvolvimento econômico do país.
A Fecomércio-SE recebeu na quinta-feira, 13, a visita da assessora especialista do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur-CNC), Márcia Alves, e do líder do Vai Turismo pela GKS Inteligência Territorial, Enzo Arns. Em reunião conduzida pelo presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade, os visitantes apresentaram o Painel de Inteligência Turística e ressaltaram a importância da atuação das Federações em colaborarem com a construção da plataforma através do fornecimento de dados relacionados aos projetos turísticos que estão sendo desenvolvidos pelo próprio Sistema Fecomércio-Sesc-Senac e pelas secretarias municipais e estaduais de Turismo.
“O Painel de Inteligência Turística é um grande acumulador de dados. Dados abertos no âmbito nacional e dados do estado. Todos os estados vão estar colocando os seus projetos de turismo para que nós possamos comprovar e demonstrar o quanto o turismo é vetor de desenvolvimento e o quanto ele impacta em termos econômicos, o quanto ele gera emprego e renda. Com os dados, a gente vai poder ajudar essas prefeituras mostrando onde é melhor que eles aportem os seus investimentos e como trazer mais turistas. São dados que vão gerar análises. E essas análises ajudam na tomada de decisões de empresários, dos municípios, dos estados e também no âmbito federal”, afirmou Márcia Alves.
A Federação do Comércio de Sergipe foi pioneira na implantação do Programa Vai Turismo, levando desenvolvimento para quatro municípios do interior de Sergipe. Em Tobias Barreto e Itabaianinha foi desenvolvido o turismo de experiência e compras, que buscou explorar o potencial turístico das cidades em suas atividades comerciais. E em São Cristóvão e Laranjeiras foi desenvolvido o turismo histórico e religioso. E agora, nesta nova fase, a Federação deve iniciar o processo de coleta de dados para alimentar a plataforma com os dados do turismo sergipano.
“A CNC, através do seu presidente José Roberto Tadros, tem buscado incentivar o turismo. E Sergipe com o Vai Turismo saiu na frente com a primeira etapa, e nesta segunda etapa já estamos desenvolvendo. Trazendo os técnicos da CNC para discutir agora a compilação de dados, seja do estado, seja dos quatro municípios do programa Vai Turismo. Vamos alimentar esse sistema que vai servir para que o Ministério do Turismo utilize como base para construção de políticas públicas. E nós enquanto Federação do Comércio também vamos poder usar esses dados. Sergipe mais uma vez saindo na frente”, destacou o presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, Marcos Andrade.
De acordo com a coordenadora de qualificação e estruturação de roteiros turísticos da Secretaria de Estado do Turismo, Raquel Melo, essa base de dados pode incentivar os agentes públicos e privados que atuam no turismo a fomentar e desenvolver novos projetos que busquem impulsionar o setor.
“O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Turismo, já é parceiro do projeto Vai Turismo desde a primeira fase de implantação. E agora nessa segunda fase é com muita alegria que a gente recebe esse painel, essa plataforma, e nós vamos estar lá podendo compartilhar de forma ampla e macro todos os projetos que a Secretaria de Estado do Turismo já desenvolve, que estão em andamento e que estão previstos. Essa base de dados é muito importante porque ela serve de medidor para que a gente possa estar implementando novos projetos”, ressaltou Raquel Melo.