Pediatria da Renascença


Por Alexandra Brito


Pediatria da Renascença


O Ministério Público do Estado marcou para às 9h de quarta-feira, 27/2, uma reunião para tratar sobre a inexistência do serviço de pediatria no setor de Urgência e Emergência do Hospital Renascença. O encontro será coordenado pela promotora Euza Missano, da Promotoria do Consumidor e Serviços de Relevância Pública. A falta de urgência pediátrica na unidade hospitalar tem criado problemas para planos de saúde credenciados à Renascença e até mesmo para cliente particulares. O problema em serviços de urgência pedriátrica no Estado vem se agravando nos últimos anos. Um dos fatores é a falta de especialistas na área.


Paralisação Nacional


As estidades médicas do Estado já estão planejando as ações que serão desenvolvidas no dia 5 de março, quando está marcada para acontecer a Paralisação Nacional dos Mèdicos. O planejamento deverá ser fechado em assembléia da categoria, marcada para a véspera da paralisação, 4/3, a partir das 19h, na sede do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed).


Greve municipal


Os médicos que trabalham para o município de Aracaju estão em greve desde o dia 6/2. Apesar das negociações terem avançado em alguns itens reivindicados, eles prometem que só voltarão ao trabalho após a quebra do teto salarial. Isso porque, por mais que tenham aumento aplicado no salário base, eles vão continuar recebendo o mesmo valor, ou seja, o salário base aumenta mas a gratificação diminui, já que o salário atual não pode ultrapassar o teto estabelecido pelo município.


Pesquisa em câncer


Os médicos André Peixoto, do Hospital Albert Einstein e Adolfo Scherr, da Unicamp, ambos de São Paulo, agora estão trabalhando em Sergipe. Eles integram a conceituada equipe de médicos da Clínica Onco Hematos, referência em tratamento oncológico no Estado. Além disso, os dois profissionais irão trabalhar na criação de um centro de pesquisa, aqui em Sergipe, voltado para o estudo da evolução de novas drogas no combate ao câncer. A proposta é também trabalhar com pesquisas internacionais.


Eleições na Somese


Este ano será de eleição na Sociedade Médica de Sergipe (Somese). Vários nomes estão surgindo para disputar a presidência da entidade, dirigida atualmente pelo cirurgião oncológico Roberto Gurgel, que ocupa também o cargo de diretor de Defesa Profissional da Associação Médica Brasileira (AMB). Mas até o momento, a diretoria da Somese ainda não definiu qual candidatura vai apoiar. O pleito acontecerá em agosto.


Mudanças na Unimed


Encerrado o prazo regulamentar, às 18h do dia 21de fevereiro, apenas a chapa “Seriedade, Experiência, Compromisso”, liderada pelo cooperado Adelson Chagas, inscreveu-se para concorrer às eleições para o Conselho de Administração da Unimed Sergipe, para o quadriênio 2008-2012. A chapa conta com o apoio da Diretoria Executiva e de todos os membros do Conselho de Administração atual, Da mesma forma, apenas uma chapa foi inscrita para as eleições do Conselho Fiscal, para o exercício 2008-2009. As eleições serão realizadas em março.


Laboratório da Unit


O Laboratório Central de Biomedicina da Universidade Tiradentes continua batendo recordes. De 2003 a 2007, mais de 115 mil atendimentos foram realizados. Somente no ano passado, mais de 14 mil pacientes foram atendidos e 52 mil exames realizados. Ainda assim, muita gente ainda desconhece os serviços do laboratório, que atende a particulares ou por meio de convênios como Ipes, Unimed, Cassi, Petrobras, Plamed e SUS. O Laboratório Central de Biomedicina da Unit, na rua Laranjeiras, 726, Centro. Telefone: 3214-1790.