Onco Hematos promove palestra com a escritora Rafaela Macedo sobre direitos da pessoa com câncer

Com muita emoção e entusiasmo, a escritora e ex-paciente da clínica Onco Hematos, Rafaela Macedo, realizou na tarde desta segunda-feira, 11, uma palestra para os pacientes da clínica. O objetivo foi trazer orientações e tirar dúvidas sobre os seus direitos e como ter direito às isenções tributárias. Além disso, Rafaela apresentou o seu projeto chamado Onco Legal, que consiste em um livro e um canal no YouTube para auxiliar os portadores de câncer.

“O projeto Onco Legal explica como os portadores de câncer podem conseguir suas isenções e caso não consigam, orienta como fazer para entrar na justiça. Então, a nossa preocupação é repassar essas informações para que as pessoas consigam reverter esses direitos para o próprio tratamento delas. Essas informações são essenciais para que os pacientes não fiquem ‘pra cima’ e ‘pra baixo’ sem saber aonde ir e quem procurar. Ela já vai ao lugar certo sabendo o que tem que fazer. Estou aqui para contar o passo a passo para eles”, informou a escritora.

Rafaela Macedo ainda explica que o projeto Onco Legal começou a partir da sua experiência durante seu tratamento contra o câncer de mama. “Escrevi um livro chamando ‘Os Benefícios e os direitos aos portadores de câncer’ e depois que os primeiros livros chegaram eu descobri que estava com câncer de mama. A partir da minha vivência com a doença, eu aprendi que a gente tem que falar o que sente e mostrar um pouco da nossa experiência para as outras pessoas. Foi assim que escrevi meu segundo livro, o ‘Onco Legal’, que fala sobre amor, sobre fé, alimentação, dou uma pincelada sobre tudo que vivi durante o tratamento”, destacou.

A escritora também está concorrendo ao Prêmio Innovare deste ano, que tem o objetivo de  identificar, premiar e disseminar práticas inovadoras. “Estamos aqui com um representante que está observando como é na prática o meu projeto. Quem sabe eu não consiga ganhar esse prêmio, seria uma felicidade imensa para mim”.

Lícia Lima é paciente da Onco Hematos e achou muito proveitosa a palestra. “Estou fazendo o tratamento de câncer de mama também e para mim foi uma alegria muito grande poder ouvir o testemunho dela e saber que eu posso correr atrás dos meus direitos sem problemas. Muitas coisas que ela falou durante a palestra eu não sabia, mas vou começar a recorrer. É um direito meu e eu vou lutar por ele. Rafaela serviu de inspiração para a gente. Vou começar a acompanhar o canal que ela tem para tirar mais dúvidas”, afirmou a paciente.

Já Vânia Souza Pinto compareceu a palestra para auxiliar a sua irmã Celça, que está fazendo tratamento contra o câncer na Onco Hematos. “Os médicos da clínica já nos passaram algumas dessas orientações, mas foi muito importante participar dessa palestra e ouvir a luta e insistência de Rafaela para vencer o câncer. Tenho fé em Deus que minha irmã também vai ficar boa para também contar a sua trajetória. Ela está acamada, ainda em tratamento do seu segundo tumor no cérebro. Saio daqui fortalecida para ajudar minha irmã. Ela não fala, mas ela entende tudo e nós não vamos desistir dela”, ressaltou emocionada.