Onco Hematos participa do Sarau das Flores em celebração ao Outubro Rosa

Um encontro de alegria, descontração e diversão regado a uma boa música. Esse foi o sentimento das integrantes do Grupo Flores do Meu Jardim que se reuniram na tarde da última sexta-feira, 16, para celebrar o Outubro Rosa, depois de vários meses afastadas por conta do isolamento imposto pela pandemia.

De acordo com a criadora do grupo de pacientes oncológicas, a mastologista Paula Saab, o encontro denominado Sarau da Flores – Vivendo a Poesia da Vida, teve como objetivo, além de proporcionar um reencontro, celebrar a força que todas possuem quando lutam juntas. “O ano foi difícil para todo mundo e por isso escolhemos o mote de viver a poesia da vida que é transformar eventualmente algumas palavras e letras que aparecem no decorrer de nossa vida e transformar essas fases difíceis em poesia, deixando tudo mais bonito”, detalhou a médica, acrescentando que a escolha da praia para realização do evento foi por ser um local aberto e para trazer a natureza, agregando mais força e energia as pacientes.

Paula Saab – mastologista

“Esta tarde estamos comemorando o fato de estarmos todas juntas celebrando a vida. Cada uma com sua dificuldade, cada uma com sua história de superação, com um momento diferente do tratamento da doença, algumas curadas, outras em tratamento ainda e todas elas trocando experiências e dividindo momentos felizes”, explicou Paula Saab.

 

A organização do evento contou com o apoio de vários parceiros, entre eles o da Clínica Onco Hematos. “A Onco Hematos sempre é parceira, quando a gente pede, ajuda. E tem várias pacientes que se tratam na Clínica e a gente só tem referências e experiências positivas em relação a equipe multidisciplinar. Para elas que fazem o tratamento na Onco Hematos, ter a parceria da clínica fortalece o vínculo, por exemplo, ao saber que a Onco é apoiadora, elas ficam super contentes e se sentem mais acolhidas ainda pela clínica”, destacou Paula Saab agradecendo a parceria.

Lícia Lima – paciente

Por conta da pandemia, o encontro ficou restrito às pacientes e alguns familiares, seguindo as normas sanitárias. A apresentação musical ficou a cargo do cantor Ademir Barros, que fez um pocket show de voz e violão. O evento foi aberto pela mastologista, com a leitura de uma poesia intitulada Cordel Rosas, de autoria do jornalista e cordelista Thiago Barbosa, escrito especialmente para o Sarau das Flores. Em seguida, cada paciente “recitou” um pouco de sua história de vida e a relação com o câncer.

Lícia Lima, integrante do grupo Flores do Meu Jardim, paciente da mastologista Paula Saab e da Clínica Onco Hematos, falou da alegria e importância do encontro. “Nós passamos vários meses afastadas, nos vendo só por Live e é muito bom estarmos aqui. A energia de poder se encontrar e olhar olho no olho é maravilhoso”, comemorou. Já Iracema Leite, ex-paciente Onco Hematos, disse que o momento era de gratidão a Deus. “Esse é um momento de união e comunhão, estamos sorrindo com os olhos e poder nos encontrar, mesmo que com restrições, é maravilhoso”, ressaltou emocionada.

Flores do Nosso Jardim

O grupo foi criado em 2016, pela mastologista Paula Saab, com o objetivo de reunir mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Começou unindo as suas pacientes, que por sua vez, trouxeram outras que passavam pela mesma situação e hoje é um grupo misto de mulheres que tiveram ou estão tratando de um câncer de mama, que têm afinidades no sentido de trocar experiências, de construir valores positivos dentro dessa história que é tão desafiadora. Hoje o Jardim possui 52 flores.