ONCO HEMATOS CIRURGIA


Depois de desfrutarem de uma manhã de beleza, os pacientes atendidos pela Onco Hematos Cirurgia assistiram a palestra da odontóloga Rose Patrícia Chagas, sobre higiene bucal, na manhã de quarta-feira, 26/11. A atividade faz parte das comemorações da II Semana Sergipana de Combate ao Câncer, promovida pela Associação dos Amigos da Oncologia (Amo), em parceria com a Clínica Onco Hematos. “É gratificante participar de um evento como este e passar um pouco do meu conhecimento bucal para estas pessoas, que são carentes de informações”, relatou a odontóloga.


Ela ressalta a importância dos pacientes oncológicos terem um cuidado maior com a higiene bucal, inclusive com lesões. “Antes de começarem o tratamento, é necessário que seja feita a reabilitação oral e tratamento das cáries. Após iniciado, é bom ter uma higiene bucal constante, para evitar maiores problemas”, explica Rose Chagas, que trabalha em prevenção e higiene bucal há dez anos.


A odontóloga trabalha no setor de cirurgia buco-maxilo-facial do Hospital Cirurgia e atende ainda os pacientes assistidos pela Associação dos Amigos da Oncologia (Amo). “Foi convidada pela equipe da clínica para participar das atividades da II Semana Sergipana de Combate ao Câncer. Eventos como este devem acontecer sempre”, declarou Rose Chagas. Após a palestra, foi feita a aplicação de flúor.


Com o apoio do Studio de Beleza Anne Marie, a recepção e os consultórios da Onco Hematos Cirurgia foram transformados em um salão de beleza, na manhã do dia 25 deste mês. Os pacientes e também seus acompanhantes puderam cortar o cabelo, fazer as unhas, serem maquiados e as mulheres ainda aprenderam como usar lenço na cabeça com elegância. Tudo para elevar a auto-estima deles, mostrando que vale a pena viver, se cuidar, se sentir bem. “Eu gostei demais dessa idéia, é uma maravilha”, elogiou Jaciara Andrade, 31, que optou por fazer as unhas.


Já José Oliveira, 66 anos, que aproveitou a oportunidade para cortar o cabelo disse que estava muito feliz com a idéia da clínica em levar os profissionais para cuidar da aparência dos pacientes. “Às vezes a gente não tem tempo nem dinheiro”, explicou.


Para os profissionais – manicures, cabeleireiros e maquiadores – passar uma manhã cuidando da aparência dos pacientes oncológicos desperta um sentimento de fraternidade muito grande. “Toda vez que eu venho aqui me emociono bastante. Chego a chorar”, relata Marques, cabeleireiro, registrando a necessidade de todos participarem. “Esta é uma forma de sermos mais solidários com o próximo”, argumentou a manicure Érica, que pela primeira vez participou da manhã de beleza.


Na quinta-feira, 27/11, será a vez de profissionais do Studio Personalité promoverem mais uma manhã de beleza na unidade, desta vez com mais uma novidade: sessões de massoterapia. “Teremos ainda na sexta-feira, às 10 horas, a apresentação da dupla Danielle e Daniela Palmeira, de 16 anos, que tocam violino. Elas são gêmeas e fazem uma linda apresentação”, informa Luzivânia Bispo, administradora da Onco Hematos Cirurgia. Segundo ela, este tipo de atividade traz um resultado muito positivo para o paciente em tratamento.