Onco Hematos alerta Dia Nacional de Conscientização sobre o Câncer Gástrico

Foi celebrado nesta quinta-feira, 28 de setembro, o Dia Nacional de Conscientização sobre o Câncer Gástrico (Câncer de Estômago). E para falar sobre o assunto, a clínica Onco Hematos, especializada no tratamento de Câncer em Sergipe, entrevistou o presidente da Associação Brasileira de Câncer Gástrico (ABCG), Prof. Dr. Laércio Gomes Lourenço, para alertar sobre a importância desta data e sobre os riscos da doença. 

Segundo o presidente da ABCG, Dr. Laércio Gomes, a associação é uma entidade sem fins lucrativos que tem a importância de esclarecer sobre esta doença. “O Câncer de Estômago é passível de tratamento, porém nos últimos anos, pouca evolução conseguimos para tratar pacientes com essa doença e a cura é quase inexistente. Então, desde 1999, um grupo de médicos e professores decidiram se reunir e criar uma associação para desenvolver acadêmica e socialmente o conhecimento do câncer de estômago e tentar melhorar os resultados que, infelizmente, ainda são muito ruins quanto à doença”, informa. 

Para o presidente Dr. Laércio, a população, muitas vezes, desconhece o risco dessa doença e os dados estatísticos ainda são altos. As estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que no Brasil, a incidência de tumor no estômago é o quarto na classificação da doença que mais acomete a população masculina e o sexto mais diagnosticado na feminina. Em 2016 os especialistas esperavam 12.920 casos nos homens e 7.600 nas mulheres totalizando mais de 23 mil casos novos por ano. Para o biênio,  2016 e 2017, o INCA estima um aumento da doença de 6% entre os homens e de 3,7% nas mulheres. 

 “Quase 90% dos casos, quando são diagnosticados com a doença, já estão em estágio avançado e, na maioria das vezes, não há muito como reverter os casos. Este tipo de câncer precisa de alerta, principalmente por conta da alimentação. A maioria dos brasileiros infelizmente tem maus hábitos alimentares e isso acaba gerando um alto índice de câncer de estômago”, ressalta o presidente. 

O especialista ainda destaca que o diagnóstico precoce ainda é o principal problema com relação à doença. “Infelizmente a população ainda precisa de mais orientações sobre a doença e, muitas vezes, até a falta de acesso à saúde interfere nessas questões, o que acaba gerando a falta de acesso à um médico especialista, que possa realizar o exame de endoscopia digestiva. Mas não é apenas essa questão, também é uma questão cultural de não procurar um médico especialista, porque estudos mostram que pessoas com poder aquisitivo que tem fácil acesso à médicos e a este exame também tem diagnóstico tardio da doença”. 

O cirurgião oncológico da clínica Onco Hematos, Dr. Roberto Gurgel, reforça que há uma luta em Sergipe para criar, na mesma data, o Dia Estadual de Conscientização sobre o Câncer Gástrico. "Estamos com uma solicitação para a Assembleia Legislativa de Sergipe para oficializar esta data em nosso estado. Já existe outros estados que criaram esta data e é importante se engajar nesta data para conscientizar a população sergipana”, declara.

Sobre o Câncer

O Câncer de Estômago (ou Câncer Gástrico) é o crescimento de células anormais no órgão desse sistema digestivo e pode ocorrer em qualquer local de sua extensão. A medicina preventiva é a melhor forma de se evitar o câncer do estômago e de outros cânceres também. Alimentos condimentados e defumados estão entres os principais causadores. A falta de consumo de frutas e vegetais frescos também colaboram para o câncer. Portanto, o objetivo em relação ao câncer do estômago é estimular e conscientizar as pessoas a procurar o médico e a mínimo sintoma realizar uma endoscopia digestiva.  O dia de conscientização sobre a importância do câncer do estômago no Brasil visa a ensinar e alertar a população a ter seu diagnóstico numa fase inicial onde a cura ainda é possível.

Mobilização

E nesta sexta-feira, 29, será realizado na Assembleia Legislativo de São Paulo, uma Sessão Solene em apoio ao Projeto de Lei 127/2017, autoria do deputado estadual Márcio Camargo, que criou esta data. O intuito do evento é esclarecer e promover medidas socioeducativas, clínicas e de saúde pública na prevenção do Câncer de Estômago.

Ascom/Onco Hematos