Nutricionista do Ipesaúde destaca a importância da alimentação para manutenção de uma vida saudável

Investir em uma alimentação balanceada, com a adoção de uma dieta em que haja a inserção de alimentos naturais e que proporcionem a nutrição necessária ao organismo, tem sido uma prática imprescindível atualmente. De acordo com a nutricionista do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) Yanna Cristina, a alimentação saudável desempenha papel fundamental para a manutenção da saúde e a promoção da qualidade de vida.

A especialista destaca que a alimentação saudável vai além da simples ingestão de nutrientes, sendo um dos pilares básicos para o corpo ter equilíbrio, promover bem-estar não só físico, mas também mental, prevenir doenças e garantir longevidade. “A alimentação deve ser variada, rica em nutrientes e deve respeitar as necessidades individuais”, afirma a nutricionista.

Yanna Cristina observa que os alimentos saudáveis devem ter o consumo estimulado desde a infância. Nesta fase da vida, ressalta a especialista, é fundamental fazer uso de uma boa variedade de alimentos, com a combinação de todos os grupos alimentares e, por isso, os pais devem ofertar frutas, vegetais, legumes, cereais integrais, proteínas e carboidratos aos seus filhos. “Crianças e adolescentes tendem muito a aprender com os exemplos dos pais e dos seus responsáveis. Se uma família adota a prática de alimentação saudável, a criança tende a levar para toda a vida”, diz.

A nutricionista também faz alguns alertas importantes, a exemplo de não ofertar o alimento como recompensa às crianças, ensinar a percepção de saciedade para ela entender os seus sinais de fome, controlar o consumo de alimentos ultraprocessados e estabelecer horários de rotina.

Quanto ao preparo das refeições, a dica envolve a criatividade, principalmente em relação aos temperos naturais, ervas e molhos, como guacamole e iogurte com mel. A especialista garante que a alimentação pode se tornar mais prazerosa ao investir em incrementos no preparo das refeições, e ao fazer novas receitas.

Mais cores em um prato é sinônimo de mais nutrientes na alimentação. Em qualquer refeição, um prato colorido possibilita uma maior absorção de todos os nutrientes, antioxidantes e vitaminas. “Os alimentos, principalmente as frutas e os vegetais, possuem vitaminas, minerais e antioxidantes específicos para várias funções do organismo”, enfatiza.

A busca por esta especialidade geralmente ocorre quando há uma necessidade e vontade para mudança de hábitos alimentares. Com a beneficiária do Ipesaúde Eusania Januce Euzébio não foi diferente. Em tratamento há um ano, após a pandemia engordou e como também tem fibromialgia precisava de uma alimentação que fizesse o corpo desinflamar. “Eu já diminui bastante o consumo de alguns alimentos e existem outros produtos que faço de tudo para não comer, a exemplo de acarajé, frituras e sorvetes, porque têm muita gordura”, afirma.

Além disso, a beneficiária compartilha algumas dicas práticas que aprendeu ao longo das consultas com a nutricionista. “É desafiador deixar alguns hábitos no passado, mas aos poucos podemos conseguir fazer escolhas mais saudáveis. Opte por consumir frutas e alimentos naturais. Melhor descascar mais do que desembrulhar”, recomenda.

Fonte: Secom governo