MEIO AMBIENTE

No último sábado, 2, terminou o prazo estabelecido pela Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional Resíduos Sólidos (PNRS), para que os estados e municípios finalizem as atividades dos lixões e realizem a destinação ambientalmente adequada dos resíduos para aterros sanitários.

O município de Nossa Senhora do Socorro cumpre a lei sancionada em 2010 desde abril de 2013, quando fechou o antigo lixão da Palestina e desde então, os resíduos são destinados a um aterro sanitário localizado em Rosário do Catete.

Nossa Senhora do Socorro também foi o primeiro município de Sergipe a desenvolver e implantar um Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), que visa identificar e aplicar soluções para a problemática em questão.

Além disso, seguindo a Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, a prefeitura de Socorro em parceria com o Ministério Público Estadual e empresas privadas, criaram a Cooperativa de Reciclagem Reviravolta de Nossa Senhora do Socorro, proporcionando aos antigos catadores do lixão, atualmente, agentes de reciclagem, a capacitação necessária para se tornarem empreendedores.