ITPS dá início a operação ‘Aulas Seguras’ em Aracaju

Agentes fiscais do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), fiscalizaram na última terça-feira, 9, estabelecimentos de Aracaju que comercializam materiais escolares.

A operação ‘Aulas Seguras’ busca garantir que os itens adquiridos atendam aos requisitos de segurança, prevenindo possíveis acidentes e riscos, especialmente em um período em que o consumo desses produtos aumenta devido ao início das aulas.

Na oportunidade, os consumidores também foram orientados sobre como observar se os produtos possuem o selo do Inmetro. “Este selo é a garantia de que o produto passou por testes rigorosos, prevenindo acidentes relacionados a bordas cortantes, pontas perigosas e a presença de substâncias tóxicas em itens que possam ser levados à boca ou representem riscos de ingestão ou inalação”, enfatizou a gerente executiva de Metrologia e Qualidade do ITPS, Maria Inêz de Almeida.

O momento foi de aprendizado para a adolescente de 15 anos, Alicia Ismerim, que estava em uma das lojas fiscalizadas. A estudante, que não tinha conhecimento sobre a importância de verificar o selo do Inmetro nos produtos, foi instruída pelos agentes fiscais do ITPS. “Agora, todas as vezes que eu vier comprar o meu material escolar, estarei atenta para verificar se contém o selo, representando que o produto traz segurança”, afirmou Alicia.

A lista de 25 artigos escolares abrangidos pela operação inclui uma variedade de itens como apontador, borracha, caneta esferográfica, giz de cera, lápis, tesoura, entre outros. No caso de produtos vendidos a granel, como lápis, borrachas, apontadores ou canetas, é importante verificar se a embalagem expositora conta com o selo do Inmetro e está próxima ao produto.

Comerciantes locais, como Cleci Sartor Viana, aplaudem a iniciativa do ITPS, ressaltando a importância da ação para a segurança das crianças. “Nós nos preocupamos muito com a saúde e bem-estar das crianças, por isso, sempre comercializamos produtos que contenham o selo Inmetro, seguindo todas as normas necessárias para a promoção da segurança dos consumidores. A fiscalização do ITPS é sempre bem-vinda”, destacou Cleci.

Denúncias

Para encaminhar denúncias ao ITPS, o consumidor pode entrar em contato por meio do telefone (79) 3198-8822, no horário das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Também é possível enviar as informações para o e-mail ouvidoria@itps.se.gov.br ou acessar o site e escolher a opção Ouvidoria/SE-Ouv.

A denúncia é anônima, mas é preciso que o consumidor registre um e-mail, caso deseje receber o resultado das fiscalizações referentes à sua demanda.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Fotos: Gabriel Ribeiro