Com foco na saúde e no bem-estar dos colaboradores, o Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) expandiu o alcance do programa ‘Cuidar de Quem Cuida’. Agora, a iniciativa é implementada em todas as unidades do Ipes e não apenas na matriz. Com a ampliação, mais de 360 funcionários, que desempenham funções administrativas, de limpeza e vigilância, contam com sessões regulares de ginástica laboral: uma das grandes aliadas no combate à má postura corporal e à fadiga causada por esforços excessivos ou repetitivos no ambiente de trabalho.
Quando criado, o programa era direcionado exclusivamente aos colaboradores da sede, mas, com a recente expansão, agora abrange também os funcionários do Centro Odontológico, do Centro de Reabilitação, do Centro de Endocrinologia e Diabetes, e do Serviço de Pronto Atendimento (SPA), estendendo os benefícios a uma gama mais ampla de profissionais dentro do Instituto.
De acordo com a assessora da Diretoria de Promoção à Saúde (Dirpros), Roberta Barbosa, a proposta é que todos os colaboradores da capital sejam contemplados com aulas rápidas de ginástica, com alongamentos e orientações posturais às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 13h. Segundo ela, a realização dessas atividades traz para os servidores diversos benefícios. Entre eles, prevenção contra as doenças mais comuns em ambientes de trabalho: lesão por esforço repetitivo (LER) e distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho (Dort), além de proporcionar maior eficácia na realização dos trabalhos.
O programa ‘Cuidar de Quem Cuida’, que era realizado por um fisioterapeuta, passou a contar com uma profissional de Educação Física, Isabely Passos Matos. Segundo ela, essa ação do Ipesaúde é muito importante para a saúde física e emocional dos colaboradores. “A ginástica laboral previne doenças, melhora sintomas de algumas enfermidades como LER e Dort, estresse, ansiedade e depressão, além de ajudar o trabalhador a seguir o seu dia mais relaxado, mais consciente e mais alerta”, enfatiza.
Quem elogiou a iniciativa do Ipesaúde foram os colaboradores do Centro de Reabilitação. Para Susane Kelly, a ginástica laboral está sendo muito boa porque, na correria do dia a dia, é difícil conseguir um tempo para poder se exercitar. Já o servidor José Sandes destacou a ginástica laboral como essencial, principalmente para as pessoas que trabalham sentadas. “Uma atividade como essa ajuda muito no dia a dia e no desenvolvimento do nosso trabalho. O Ipes está de parabéns pela promoção desse tipo de iniciativa”, afirma.
Fonte: Ascom Ipesaúde