Hemose vai coletar plaquetas no feriado desta quinta-feira


Foto: Márcio Garcez


O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) vai funcionar das 8h30 às 13h nesta quinta-feira, 22/5, feriado de Corpus Christi, exclusivamente para coletar plaquetas de pessoas que agendaram suas doações na unidade ao longo da semana. Os doadores convencionais, de rotina, serão atendidos normalmente na sexta-feira, dia 23, das 7h30min às 17h30min. O Hemocentro continua trabalhando em horário especial, aos sábados e feriados, para atender às solicitações de sangue e plaquetas para pacientes vítimas de dengue e outras patologias nos hospitais da capital e interior.


“Apesar do nosso Estado ter registrado uma queda de mais de 60% nos registros de novos casos de dengue, cuidados e atendimento especial ainda são necessários. Neste momento, o estoque e a demanda estão estabilizados e estamos conseguindo atender a todas as solicitações”, avalia a diretora técnica de Hemose, Marimália Andrade.


As doações de plaquetas pelo método de aférese são realizadas para atender também a pacientes que vivendo com doenças do sangue como leucemia, anemia falciforme, talassemia e hemofilia, entre outros. Para agendar doações, basta ligar para o setor de Serviço Social do Hemose pelos telefones (79) 3259-3191 e (79) 3259-3174.


Campanha


De acordo com Roberto Gurgel, presidente do Hemose, a equipe multiprofissional do órgão está sendo preparada para intensificar a campanha Santo de Casa Também faz Milagre, que funciona para estimular doações coletivas de sangue desde junho de 2007 em parceria com empresas e instituições públicas e privadas.


Isto porque, com a proximidade dos festejos juninos, o Banco de Sangue do Estado precisa ampliar as coletas para dar conta da demanda que cresce em junho por causa do aumento na quantidade de acidentes de trânsito e queimados por fogos de artifício, líqüidos superaquecidos e materiais inflamáveis.