Equipe da SerMulher realiza ação em ônibus caracterizado com o Agosto Lilás

Ônibus está circulando pela cidade

 

A Secretaria Municipal de Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher) realizou, no final da tarde desta segunda-feira (11), mais uma ação da campanha Agosto Lilás, desta vez dentro de um ônibus especialmente caracterizado na cor lilás. A iniciativa, que leva informações e orientações sobre o combate à violência contra a mulher, contou com a parceria da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município (Setrasp).

Durante o trajeto, a equipe da SerMulher conversou com os passageiros, distribuiu materiais informativos e reforçou a importância dos canais de denúncia, como o 180 e o 190. Também foram explicados os diferentes tipos de violência – física, psicológica, sexual, patrimonial e moral -, alertando sobre a necessidade de reconhecer e combater todas as formas de agressão.

Equipe da SerMulher distribuiu material no ônibus

A funcionária pública Marta Souza aprovou a ação, destacando a relevância da conscientização. “É muito importante divulgar o Agosto Lilás, os tipos de violência e os canais para denúncia. As mulheres precisam entender que a violência não é só física e que é fundamental denunciar. Infelizmente, o feminicídio ainda é uma realidade no Brasil”, ressaltou.

A funcionária pública Marta Souza aprovou a ação

Agenda

Ainda esta semana, a SerMulher atuará, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nas unidades de saúde de Aracaju. Além disso, realizará ações de mobilização no bairro Santa Maria, como parte das atividades que acontecerão na comunidade no próximo sábado, das 8h às 12h.

Secretária Elaine Oliveira participou da ação com a equipe da SerMulher

A secretária municipal da SerMulher, Elaine Oliveira, reforçou a importância de levar a mensagem do Agosto Lilás para todos os espaços da cidade. “Quando entramos no transporte público, entramos no dia a dia das pessoas. É nesse contato direto que conseguimos alcançar quem mais precisa de informação e apoio. Queremos que cada passageira e passageiro saiba identificar a violência, conheça os canais de denúncia e entenda que combater essa realidade é responsabilidade de toda a sociedade.”

Texto e fotos: Ascom/SerMulher