Dia Mundial do Câncer: Oncologista alerta que prevenção e tratamento contra o câncer não devem ser adiados com a pandemia

Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, dia 8 de abril, a clínica Onco Hematos, que integra o grupo AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), vem ressaltar que com o prolongamento da pandemia da covid-19 e, consequentemente das restrições e a lentidão da vacinação, se faz necessário aumentar os cuidados de proteção, mas que é fundamental manter as consultas ao médico, realização de exames preventivos e jamais interromper o tratamento contra o câncer.

A data tem o objetivo de orientar a população sobre os cuidados e prevenção contra a segunda doença que mais mata no mundo. De acordo com o oncologista da Onco Hematos, Miguel Tenório, os hábitos de vida influencia na prevenção contra o câncer. “É preciso adotar comportamentos como evitar o tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas de forma abusiva, além de praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável. Esses hábitos podem reduzir os riscos de câncer em mais de 30%”, destacou.

Exames preventivos

Ainda segundo o oncologista, os exames preventivos devem continuar sendo realizados anualmente. “A mamografia para as mulheres a partir dos 40 anos. O exame de Papanicolau anualmente para a prevenção do câncer de colo do útero. O PSA e o toque retal para homens entre 45 e 50 anos. A colonoscopia a partir dos 45 anos e a tomografia de tórax para pacientes que fumam há muito tempo. Todos esses exames devem ser mantidos ainda que estejamos em um momento de pandemia”, informou o profissional, acrescentando que os exames aumentam as chances de um diagnóstico precoce e da cura da doença.

A vacinação contra o HPV também foi lembrada por Miguel Tenório, reforçando que está disponível na rede pública para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos. “A vacinação pode prevenir até sete tipos de câncer”, disse.

Orientações

O oncologista orienta ainda os pacientes oncológicos para manterem seus tratamentos durante a pandemia. “O tratamento deve ser mantido tomando todos os cuidados para evitar aglomerações. Usar sempre máscaras e abusar da lavagem de mãos e do uso do álcool em gel. Além disso, quando a vacinação contra a covid-19 estiver disponível para os pacientes oncológicos, não há contraindicação para a imunização. O ideal é conversar com seu médico para analisar o melhor momento de tomar a vacina”, finalizou.

Ascom/Onco Hematos