DIA DO CARTEIRO


Correios comemoram a data no domingo


No domingo, 25/1, os Correios comemoram o Dia do Carteiro. A data escolhida para homenagear esse profissional, marca a criação, em 25 de janeiro de 1663, do Correio-Mor no Brasil. Para prestar reconhecimento ao seu empregado-símbolo, a ECT realiza durante a semana uma série de eventos em todo o Brasil.


Além de ser a principal categoria profissional dos Correios, o Carteiro é a face mais visível da empresa junto à população, sendo recebido com cordialidade e carinho em cada residência que visita. Boa parte da credibilidade alcançada pela ECT junto à população, deve-se à confiança que os brasileiros depositam nos carteiros.


Para distribuir diariamente 40 milhões de objetos entre cartas e encomendas, os Correios contam hoje com 56.719 carteiros, o que representa metade do seu efetivo de 112 mil empregados. Desse total, 5.692 são mulheres e 51.027, homens. Juntos, eles percorrem por dia cerca de 397 mil quilômetros — o equivalente a quase 10 voltas completas na Terra.


Para que os Carteiros possam desempenhar sua atividade com segurança e qualidade, os Correios possuem equipes destinadas a pesquisar constantemente melhorias das condições de trabalho. Como resultado, hoje a ECT fornece aos Carteiros treinamento e equipamentos como uniformes, sacolas, sapatos especiais, boné, óculos de sol e protetor solar.


Este ano os Correios vão investir cerca de R$ 1,3 milhão na substituição da atual bolsa do carteiro por um modelo mais leve, produzido com material e costura impermeáveis, o que protege a correspondência em dias de chuva. As alças cruzam o tórax (para melhor distribuição do peso) e têm almofadas nos pontos de contato com o corpo, reduzindo o desconforto no ombro. A distribuição do peso também é equilibrada: um cinto incorporado à bolsa transfere parte da carga para os quadris, aliviando a carga na coluna vertebral e proporcionando melhor equilíbrio ao caminhar.


Além disso, os Correios continuarão fazendo o trabalho de conscientização da população, sobre a necessidade da correta instalação das caixas de correios, fora do alcance de cães, para garantir a integridade dos carteiros e dos objetos postais.


Curiosidades


Além de ser um personagem presente no cotidiano de cada cidadão brasileiro, o Carteiro também faz parte da história do País. O mensageiro Paulo Bregaro, considerado o primeiro carteiro do Brasil, entregou a D. Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, correspondência da Imperatriz Leopoldina informando sobre novas exigências de Portugal com relação ao Brasil. Ao recebê-la, às margens do Riacho do Ipiranga, D. Pedro reagiu às imposições da Corte e declarou no ato a Independência do Brasil, associando assim os Correios a um dos mais importantes momentos brasileiros. Por seu feito, Paulo Bregaro é o patrono dos Correios.


Comemorações


Em Sergipe as comemorações terão início nesta sexta-feira (23) e terão continuidade durante a semana seguinte, com a realização de um Café da Manhã, a ser servido aos Carteiros, em cada uma das seis Unidades Distribuidoras da Grande Aracaju, com o seguinte cronograma: 23/1 – CDD/Aracaju, Rua Acre 1084; 26/1 – CDD/N. S. do Socorro, Conjunto João Alves Filho; 27/1 – CDD/Atalaia, Rua João Bosco de Andrade Lima Filho, 247 – Atalaia; 28/1 – CDD/Zona Sul, Travessa Metal Norte, D.I.A.; 29/1 – CDD/Centro, Rua Dr. Carlos Firpo, 78, Centro; e 30/1 – CDD/Zona Norte, Rua Alagoas 1316.


Os eventos ocorrerão sempre às 08 horas da manhã, e contará com a presença do Diretor Regional e demais membros da alta-direção, ocasião em que serão feitas as homenagens aos Carteiros.