Dia da Mamografia: Grupo Mulheres de Peito recebe vouchers para realização do exame

Nesse sábado, dia 5, é comemorado o Dia Nacional da Mamografia. Através deste exame é possível diagnosticar lesões suspeitas para câncer de mama em estágios iniciais, aumentando a chance de cura em até 95% e diminuindo a complexidade dos tratamentos. A mamografia é um Raio X das mamas, que atualmente é associada à uma tecnologia digital e reconstrução por modernos softwares.

O câncer de mama e a pandemia

De acordo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a incidência do câncer de mama foi a que mais aumentou em 2020 (11,7%), segundo dados divulgados pelo Observatório Global do Câncer (GCO, sigla em inglês). Muitas mulheres podem estar com a doença e não sabem. A Revista de Saúde Pública, da USP, divulgou recentemente que só no Brasil, quatro mil casos de câncer de mama podem ter ficado sem diagnóstico, o que aumenta o risco de mortalidade para estas mulheres, que tendem a descobrir a doença em fase avançada.

Ação preventiva

Como forma de chamar atenção e alertar as mulheres sobre o exame, será realizada uma ação durante este mês para reforçar a importância de incluir a mamografia nos exames de rotina, anualmente, para as mulheres a partir dos 40 anos. Para isso, as Clínicas Onco Hematos e Homo, que integram a Rede AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), distribuíram 30 vouchers com as mulheres da Associação Mulheres de Peito que poderão realizar gratuitamente a mamografia na Clínica Homo de 02 a 18 de fevereiro. Durante este sábado (5), entre 7h e 10h da manhã, mulheres serão recepcionadas com material informativo sobre a importância da realização da mamografia anualmente. O material já está sendo entregue nas clínicas, para todas as colaboradoras e médicas com idade recomendada.

Para a mastologista Paula Saab, a mamografia é o principal exame para detectar de forma precoce o câncer de mama. “Além de identificar em estágios iniciais, também identifica nas mulheres não sintomáticas, ou seja, pacientes que não sentem nada, que tem a doença e que a mamografia consegue fazer esse diagnóstico. Isso aumenta a chance de cura para até 95%”, disse a mastologista, convidando as mulheres com mais de 40 anos a realizar o exame.

Dia Mundial de Combate ao Câncer

E neste dia 4 de fevereiro, Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data alerta para a prevenção e o diagnóstico precoce para os diversos tipos de câncer. De acordo com a oncologista da Onco Hematos, Gisélia Tavares, os hábitos de vida influenciam na prevenção contra o câncer. “É preciso adotar comportamentos como evitar o tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas de forma abusiva, além de praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável. Esses hábitos podem reduzir os riscos de câncer em mais de 30%”, destacou.

Ascom/Onco Hematos