Critérios para coleta de sangue são essenciais para a segurança do doador

Com a proximidade do Carnaval o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) reforça a importância do cumprimento dos pré-requisitos para doação de sangue, como por exemplo, fazer uma boa alimentação. A medida além de cumprir regulamentos técnicos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) tem como finalidade garantir a segurança do doador. “As reações variam de pessoa a pessoa, podendo ser uma tontura ou uma baixa de pressão, ocasionados pela falta de uma alimentação correta”, explicou a enfermeira Florita Aquino.

De acordo com a enfermeira para doar sangue o voluntário precisa ter uma alimentação equilibrada com frutas, verdura, legumes e carnes grelhadas. “Outro fator importante é evitar o consumo de alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação de sangue e no caso da doação ser realizada após o almoço, o voluntário deve aguardar duas horas”, detalhou ao frisar. “Esses orientações buscam assegurar que o procedimento seja finalizado sem prejuízos a sua saúde do indivíduo”, advertiu a gestora da Coleta.

Para doar sangue o voluntário precisa ter uma alimentação equilibrada com frutas, verdura, legumes e carnes grelhadas

Para essa semana que antecede o feriado da festa de Momo, o Hemocentro de Sergipe estará com uma programação de campanhas realizadas por parceiros fidelizados como, o grupo de  doadores do município de Nossa Senhora das Dores, Grupo Reviver, Lions Club Aracaju-Cirurgia, Aliança Tur e Esporte Clube Samambaia da cidade de Tobias Barreto.

“Também teremos outras ações coordenadas por instituições como, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe que programou uma atividade para o período do feriado prolongado, por entender a necessidade da união e mobilização de todos em torno de algo essencial, para manutenção da vida, a doação de sangue”, concluiu Aquino.

Critérios

Para ser um doador de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível para download no site do Hemose: www.hemose.se.gov.br. Mais informações através dos telefones: (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Fonte/Fotos: Ascom/SES