Crianças e adolescentes participam de treinamento de reanimação cardiopulmonar

Dentro das comemorações do mês das crianças, a Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA), promoveu em todas as regionais do país, um treinamento com crianças e adolescentes nas escolas sobre reanimação cardiopulmonar (RCP). A ação aconteceu no sábado, 21, e em Sergipe foi realizada no Colégio Cepi, no bairro São Conrado, em Aracaju, reunindo cerca de 75 alunos com idades entre 10 e 15 anos.

 

O objetivo do Salve uma Vida, da SBA, é fazer com que as crianças disseminem esse conhecimento em casa para os pais, outros familiares e amigos. O treinamento foi realizado por nove acadêmicos de Medicina, seis médicos residentes em anestesiologia, com a supervisão do anestesiologista Ricardo Scandian, diretor de Defesa Profissional da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese). “Essa é uma grande oportunidade de ensinarmos meios de se salvar uma vida à comunidade. E para nós médicos, esse contato oportuniza uma maior aproximação com a sociedade e das demandas sociais e de saúde pública”, ressaltou o médico.

Os estudantes do ensino fundamental maior foram orientados sobre como devem reconhecer e proceder ao se depararem com uma pessoa sofrendo uma parada cardiopulmonar, e como realizar algumas manobras enquanto acionam o serviço médico especializado. A estudante Ashley Vasconcelos, destacou que situações como essa podem ocorrer em qualquer lugar e é importante saber como agir. “Alguém pode passar mal fazendo atividade física, numa competição ou na rua, é importante termos conhecimento para socorrer” afirmou.

De acordo com a professora Socorro Oliveira Bonfim, a escola desenvolve atividades sócio emocionais e o Projeto de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) nas Escolas – que segue o modelo do Salve uma Vida – agrega valor às ações já praticadas no ambiente escolar. “A chegada desse projeto veio engrandecer as nossas atividades de solidariedade, respeito e ajuda ao outro, dessa forma os alunos passam a ter, agora com conhecimento específico, condições de ajudar sempre que houver necessidade”, enfatizou.

O Curso Salve uma Vida está em consonância com as ações de responsabilidade social da SBA e Saese e objetiva a capacitação da população em geral (não médicos) para reconhecimento, acionamento imediato de serviço médico especializado e tratamento inicial de uma parada cardiorrespiratória, ou seja, o treinamento em Suporte Básico à Vida.

RCP nas Escolas

Desde o ano passado que Saese formatou o Projeto RCP nas Escolas, juntamente com os estudantes do curso de medicina da Universidade Federal de Sergipe, estão ministrando treinamento com estudantes (crianças e adolescentes) de diversas escolas públicas e particulares e mais de 700 estudantes já receberam o treinamento.

“A meta é levar o treinamento a mil alunos até o final do ano”. A afirmação é do graduando de medicina Júlio Cezar de Oliveira Filho, que faz parte da equipe de estudantes da Universidade Federal de Sergipe que participam do projeto. Ele ressaltou a satisfação em participar da ação e poder contribuir com conhecimento aos alunos.

O projeto também contou com a presença de ligantes da Liga Acadêmica de anestesiologia da Universidade Tiradentes (Unit). A vice-presidente do grupo ressaltou a importância de ensinar primeiros socorros à sociedade. “Todo mundo deveria saber a parte inicial de como salvar uma vida, trazendo o projeto para as crianças e adolescentes nós estamos ajudando a ensinar e eles vão compartilhar o conhecimento”, enalteceu Mariana Figueiredo.

Segundo o médico anestesiologista Fabricio Antunes, presidente da Saese e professor do curso de medicina da UFS, milhares de pessoas morrem por parada cardiorrespiratória que poderiam ser evitadas se algumas medidas de socorro fossem adotadas. “Se faz necessário preparar as pessoas com o mínimo de informação que fará a diferença até a chegada de um atendimento especializado. Esse projeto é uma ação de responsabilidade social que temos e vamos levá-lo ao máximo de pessoas que pudermos e de forma gratuita”, afirmou.

As escolas que tenham interesse no Projeto RCP nas Escolas podem entrar em contato (79) 999785083 ou pelas redes sociais da SAESE (@saesesergipe) pelo Instagram ou Facebook.

Leia mais:

Sociedade de Anestesiologia promove treinamento de RCP em homenagem ao mês das crianças