Covid-19: mais de 5 mil aracajuanos foram vacinados nesta terça, 13

(Foto: Sérgio Silva)

A vacinação contra covid-19 avançou mais um passo nesta terça-feira, 13, com o início da vacinação dos idosos de 61 anos, nascidos entre abril e setembro de 1959, e das pessoas com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além dessa ampliação, teve continuidade a imunização dos profissionais de saúde acima de 40 anos e dos agentes de segurança e salvamento.

Ao longo do dia, 3.985 pessoas foram imunizadas com a primeira dose, sendo 3.494 em idosos, 338 em profissionais da saúde, 110 em pessoas com síndrome de Down e autismo e 43 em agentes de segurança e salvamento. Foram aplicadas, ainda, 1.089 vacinas de segunda dose, 657 delas em idosos e 432 em profissionais da saúde.

No total, 5.074 doses foram aplicadas, aumentando para 96.846 o número de aracajuanos vacinados, o que corresponde a 14,56% da população imunizada.

Logística

A vacinação desse quantitativo em um único dia tem sido possível graças à logística executada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que foi planejada visando descentralizar a aplicação da vacina, com postos de imunização em todas as regiões da capital.

Além da vacinação disponível em 32 Unidades Básicas de Saúde e nos pontos fixos, os aracajuanos podem se vacinar no drive-thru no Parque da Sementeira. Além disso, foi montado um posto volante exclusivo para as pessoas com síndrome de Down e TEA, no Parque dos Cajueiros.

Os profissionais de saúde e das forças de segurança e salvamento, além do drive na Sementeira, podem se vacinar no posto exclusivo montado na Escola Presidente Getúlio Vargas, no Siqueira Campos.

Continuidade do cronograma

Nesta quarta-feira, 14, terá continuidade a vacinação dos idosos com 61 anos, que nasceram de outubro a dezembro de 1959 e janeiro a março de 1960. Serão vacinadas, ainda, as pessoas com síndrome de Down e TEA, os profissionais de saúde acima de 40 anos, os agentes das Forças Armadas e os profissionais de segurança e salvamento.

Fonte: Portal Infonet, com informações da AAN.