O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), mobiliza todos os sergipanos neste sábado, 20, a completar o esquema vacinal contra a Covid-19, na campanha de “Mega Vacinação”. As ações de imunização estão ocorrendo a todo vapor nos 75 municípios do Estado, com encerramento no dia 26 de novembro. A campanha de mobilização nacional além reforçar a importância da população completar o ciclo vacinal, ou seja, tomar as duas doses do imunizante contra a Covid-19, também inicia a aplicação da dose de reforço para todas as pessoas de 18 anos e mais, cinco meses após a segunda dose .
José Petrúcio dos Santos, 29 anos, assim que ficou sabendo que poderia completar o esquema vacinal contra a Covid-19, procurou um ponto de vacinação em Aracaju. “Estou tomando a segunda dose. A importância de completar o esquema é ter minha família salva e não levar doença nenhuma para casa”, reforçou.
Weliton Oliveira, 66 anos, também compareceu a um ponto de vacinação neste sábado, em Aracaju. Ele foi garantir a sua dose de reforço contra a Covid e aproveitou também para deixar um recado às pessoas que não querem se vacinar. “Primeiro vem minha saúde, para quem não quer se imunizar, acho que é uma atitude errada, porque quando tem uma campanha dessa, é para o bem do povo”, salientou o idoso.
Realmente a imunização é a única alternativa para barrar a Covid-19. Com a vacinação que vem ocorrendo durante a pandemia, empenho dos profissionais e interesse da população, Sergipe neste momento está com tendência de queda no que refere aos números de óbitos, internações e número de casos novos de pessoas com a doença.
No último boletim epidemiológico divulgado pela SES, consta que foram aplicadas como primeira dose 1.697.040. Já como segunda dose foram 1.301.094 e 40.125 como dose única. Além disso, foram aplicadas como dose de reforço 126.571. A cobertura vacinal de primeira dose chegou a 74,92% e 57,84% estão com a imunização completa.O objetivo é aumentar a quantidade de pessoas vacinadas.
“O Nosso intuito é melhorar ainda mais esse cenário e conseguir avançar cada vez mais na imunização completa da nossa população. Apenas com isso é possível criar uma barreira de proteção necessária contra o coronavírus. Essa campanha vem justamente para resgatar aquela pessoa que não tomou a vacina, por isso pedimos que os municípios criem estratégias para atrair o público e as pessoas procurem completar esse esquema”, destaca a Secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa.
Cada município deve criar suas estratégias de vacinação, como por exemplo, a abertura de mais pontos de vacinação. Nossa Senhora do Socorro, segundo informou a gerente de imunização do município, Rani Kelle Correia, além das sete unidades funcionando, a exemplo das unidades Maria Helena Barbosa e Eduardo Vital, durante a semana o município tem 19 pontos de vacinação.
“A mega vacinação é uma ação muito importante para intensificar a vacinação contra a Covid-19 em nosso Estado. Sabemos da importância da imunização completa. Aquelas pessoas que ainda não tomaram a segunda dose é muito importante completar o esquema e aquelas pessoas que não tomaram o reforço sabemos que é muito importante se imunizar para proteger a população. A vacina está ajudando a diminuir os índices de internação, por isso, não podemos nos acomodar. Precisamos conscientizar a população da importância de completar esse esquema. A recomendação é que essa pessoa procure um ponto de vacinação para ser imunizado nessa grande campanha”, disse a gerente.
A SES orienta à população que precisa completar a imunização a procurar um ponto de vacinação para completar o esquema. As informações sobre locais de vacinação estão sendo divulgadas constantemente pelos municípios em suas redes sociais.
Fonte: SES