Caminhada de Alerta Contra a Dengue Hemorrágica será sábado


Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, dia 24 de novembro, a Prefeitura Municipal de Aracaju por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vem realizando uma mobilização e intensificação das ações do controle do mosquito da dengue.


 


Das atividades, O marco da campanha em Aracaju será a Caminhada de Alerta Contra a Dengue Hemorrágica. A caminhada será realizada neste sábado, dia 24, a partir das 9h, em frente ao Bingo Palace (Calçadão da João Pessoa) e seguirá em direção ao Mercado Municipal Tales Ferraz. Na concentração está prevista a apresentação do Grupo de Teatro da SMS, “A arte de prevenir é melhor que remediar”.


 


Ainda das ações, a SMS está sendo realizando em parceria com a Secretaria Municipal de Educação palestras em unidades de saúde, nas escolas municipais e reuniões nas


comunidades para o esclarecimento, prevenções e medidas de controle da dengue. O


movimento conta também com a parceria da SMTT, que vai intensificar a campanha entre os servidores do município.


 


Segundo o secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos, o objetivo do SUS municipal é estimular e conscientizar a população para redução dos números de casos de dengue no município. “Mas essa campanha não terminará no dia 24. As atividades de intensificação serão ampliadas até fevereiro de 2008, período de verão e do turismo. È exatamente no período das chuvas de verão que o ciclo biológico do mosquito é mais rápido”, diz o secretário.


 


Hemorrágica


A coordenadora o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Taise Cavalcante, afirma que este ano, dado a epidemia no País, “a campanha da dengue faz um alerta em especial à forma grave da doença: a dengue hemorrágica. A dengue tem se apresentado com complicações hemorrágicas e levando em alguns casos à morte”, alerta.


 


A coordenadora afirma uma das preocupações é quanto a banalização da doença por parte da população. “As pessoas não devem se automedicar quando perceberem os sintomas semelhantes ao da dengue. Ao contrário, nesses casos devemos procurar a unidade de saúde para que seja feito o exame de sorologia e para que tenha assistência adequada. Esse exame é feito em todas as unidades de saúde do município”, explica.


 


Taise Cavalcante diz que “a nossa maior preocupação é com a dengue hemorrágica. E nós temos de esclarecer à população que quanto mais cedo se fizer o exame, menos riscos teremos com relação a dengue hemorrágica”, afirma a coordenadora.


 


Dados


De acordo com as informações do SUS Municipal, em Aracaju já foram notificados 420 casos de dengue e confirmados, 176 casos. Desses, foram detectados uma dengue hemorrágica e quatro com complicações (hemorrágica). “Felizmente, não houve este ano nenhum caso de óbito”, diz .


 


Parceria

A SMS fechou uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), com o intuito de transformar os professores na rede municipal de ensino em multiplicadores das informações inerentes ao combate à dengue. O objetivo é intensificar as discussões na semana dedicada ao assunto. Foram enviados para a Semed kits informativos sobre a dengue para serem trabalhados nas escolas. “Orientamos também para incentivar os alunos a participarem da mobilização contra o vetor à procura de foco (criadouro) de mosquito nas escolas e redondeza. Essas crianças e jovens das escolas municipais com esta experiência são em potencial