Banese doa 200 mil a filarmônica que assiste 600 jovens em Itabaiana

“É um orgulho fazer parte da Filarmônica, pois sempre que nos apresentamos somos parabenizados, nos sentimos especiais”. A declaração cheia de emoção foi feita pelo adolescente Víctor Santos Passos, 15 anos, que faz parte da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, de Itabaiana, há seis anos. Todo esse orgulho tem uma razão de ser: fundada em 1745, a filarmônica é a mais antiga do país e já introduziu no mundo da música, inúmeros crianças e jovens.

Reconhecendo o grande trabalho social desenvolvido pela entidade, na manhã de sexta-feira, 6, o Banco do Estado de Sergipe (Banese) assinou um convênio com a Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, com o objetivo de realizar a doação de R$ 200 mil à instituição. Com o recurso doado pelo Banese, a instituição, que possui 600 alunos, aplicará em melhorias e aquisições de novos instrumentos. Atualmente, a Filarmônica possui três orquestras, três bandas e vários grupos musicais.

Para o presidente do Banese, Fernando Mota, o banco tem o maior orgulho, prazer e satisfação de apoiar esse importante projeto de Itabaiana. “É papel da instituição apoiar entidades como esta, que tem um trabalho reconhecidamente social. Esse convênio vai beneficiar muitos jovens itabaianenses. São 200 mil que estamos disponibilizando agora. E já conversei com o presidente da Filarmônica, Valtênio, que vai preparar o projeto para o próximo exercício, para incluirmos no nosso orçamento. Com certeza no próximo ano essa associação vai contar com o apoio do Banese novamente”, destacou o presidente.

“Nos esforçamos tanto para fazer boas apresentações durante os eventos e no final saímos gratificados. A filarmônica é como uma escola, tem que ter responsabilidade, e treinar em casa também. Tenho certeza que essa parceria com o Banese trará mais desenvolvimento para a instituição, com reformas, ampliações e também vagas para mais jovens”, disse Víctor Santos Passos.

Angel Gabriela Sobral Carvalho, 14 anos, participa da Filarmônica há quatro anos. A adolescente falou sobre sua trajetória na filarmônica, destacando como conheceu e iniciou neste projeto. “Conheci a Filarmônica através do professor Nailson, que ensinava flauta doce no colégio e fez a solicitação para eu entrar na filarmônica. Iniciei na flauta doce e, depois de um ano, comecei a tocar flauta transversal, que permaneço até hoje. A filarmônica é uma boa influência para os jovens, pois leva cultura e música”, disse a estudante, destacando ainda que a doação vai fazer com que mais instrumentos sejam adquiridos e com isso, mais estudantes possam ter a mesma oportunidade que ela tem. 

História

A Filarmônica Nossa Senhora da Conceição já foi contemplada com prêmio de apoio à orquestras do Ministério da Cultura e é reconhecida como utilidade pública municipal, estadual e federal. Ao longo de sua história, tem contribuído com o desenvolvimento sociocultural da cidade de Itabaiana, assim como do Estado de Sergipe, através da música. Para o presidente da Filarmônica, maestro Valtênio Alves de Souza, a parceria com o Banese é essencial para desenvolver e gerar mais oportunidades aos jovens de Itabaiana. “Representa a manutenção de todo esse importante trabalho que a filarmônica desenvolve. São 600 alunos distribuídos em diversos grupos musicais e uma história que já dura 272 anos, dando formação social e cultural a crianças e adolescentes, ocupando o tempo ocioso e dando a oportunidade de serem cidadãos decentes e do bem”.

Autoridades

O deputado estadual e presidente da Alese, Luciano Bispo, que é de Itabaiana, agradeceu o apoio do Banco do Estado de Sergipe e do Governo do Estado, por apoiar projetos que desenvolvem a cidade de Itabaiana. “Agradeço a todos que se empenharam para que a Filarmônica fosse beneficiada com esta doação. Quando fui prefeito de Itabaiana, eu que fiz a obra do prédio que hoje é a sede da Filarmônica, em 1988. E hoje só tenho a agradecer o empenho do Banese e do Governo por apoiar causas sociais e beneficiar a população itabaianense”, ressaltou.

Durante a solenidade de assinatura do convênio entre o Banese e a Sociedade Filarmônica, o governador do Estado, Jackson Barreto, ressaltou que o Banco do Estado de Sergipe vem fazendo um belo trabalho de benefício social. “Fernando Mota faz um grande trabalho social à frente do Banese, e esse é um investimento que valoriza não só os estudantes e a filarmônica, mas o desenvolvimento e a cultura de Itabaiana”, falou o governador.

Também estiveram presentes na solenidade diversas autoridades do Estado, entre eles o vice-governador Belivaldo Chagas; o deputado federal João Daniel, os ex-deputados Rogério Carvalho e Márcio Macêdo, além de vereadores e da população local.