Agosto Dourado: Saúde promove V Fórum Perinatal de Aracaju sobre amamentação

Canal Viva Bem

Com o objetivo de discutir a importância do aleitamento materno, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dá prosseguimento às atividades do Agosto Dourado, com a realização do V Fórum Perinatal nesta sexta-feira, 9. 

O encontro aconteceu no auditório da sede da SMS, com o tema 'Empoderar mães e pais – Favorecer a Amamentação', e reuniu representantes de instituições que compõem a rede em Aracaju, movimentos sociais, conselhos, maternidades, associações e comunidade acadêmica. 

A iniciativa da realização do Fórum objetiva, também, de trabalhar as soluções para os problemas de forma pactuada, chamando para cada membro sua responsabilidade e destacando a importância da amamentação sob diversos aspectos. 

“A ação se constitui em um espaço coletivo, plural, gestor e interinstitucional, na qual se firmam acordos éticos com instituições, conselhos e sociedade civil para a promoção da saúde e qualidade de vida da família, da mulher e criança. Neste fórum, incentivamos a prática, que pode garantir uma vida saudável ao bebê e um melhor desenvolvimento deles até a fase adulta, empoderando as gestantes e puérperas, informando sobre a importância da amamentação”, explicou a coordenadora da Saúde da Mulher, Cristiane Ludmilla Borges.

Importância

Durante o evento, foi destacado, dentre outros temas, a importância também da conscientização sobre o aleitamento materno ainda no pré-natal. De acordo com o responsável técnico do Programa Saúde da Criança, do Adolescente e do Jovem (PSCAJ) e pediatra, Byron Ramos, o trabalho deve ser feito o mais cedo possível. 

“Nossa atuação começa já com a orientação das gestantes no sentido de que, ao nascer, o bebê deva ter o contato pele a pele, devendo ser colocado no colo da mãe, no peito, para que esse ato de sugar, tão instintivo, tão fisiológico e tão natural já aconteça. Esse momento nós chamamos de momento de ouro, o primeiro minuto na vida de uma criança, por isso o nome Agosto Dourado", destacou.

Embora o mês de agosto possua uma agenda intensa em torno do assunto, a relevância do tema deve ser tratada diariamente pela sociedade. A técnica do PSCAJ, Ana Elisabete Silva, falou sobre as ações promovidas pela Saúde neste aspecto.

“O agosto dourado é um mês em que intensificamos nossas ações. Para este ano, escolhemos o tema empoderamento porque entendemos que, a mãe, o pai e a sociedade se atentando à importância do aleitamento materno, quem ganhará é a criança. A amamentação fortalece o vínculo familiar, além de ser responsável por transmitir vacinas naturais para a criança. O leite materno transfere nutrientes e imunidade para a criança”, argumenta.

Experiência

Mãe e coordenadora da área programática e estratégica da SMS, Kamila Fialho participou do Fórum Perinatal, falou sobre sua história de superação e ressaltou o papel fundamental da orientação profissional no que diz respeito à amamentação.

“Antes do filho nascer, a gente idealiza um monte de coisa, pensa que vai ser tudo como se dá na teoria, mas, na prática, é muito diferente. Tive ferimentos no mamilo e mastite, que é um acúmulo de leite nos seios. Cheguei a ter calafrios e muita dor. Durante o período da amamentação precisei contratar uma consultora que me auxiliou no processo para evitar que a alimentação do meu filho não fosse alterada. Ela me ajudava fazendo a ordenha, desempedrava o peito com massagem manual e eu conseguia colocá-lo para mamar de novo.”, relatou.

O coordenador do Programa Academia da Cidade (PAC), Magno Carvalho, participou do evento enquanto servidor e pai, e destaca o interesse dos homens pelo tema, já que o pai também deve exercer influência e apoio à puérpera na amamentação. “Eu, como pai de dois filhos, faço parte do aconselhamento, incluindo nesse processo de amamentar. Cabendo a nós profissionais da saúde auxiliar nesse processo de transformação da paternagem, dando mais espaço e conhecimento para que os homens sejam mais participativos e não só provedores”, afirmou.

O Fórum tem também um caráter pedagógico de troca de experiências sobre o que é observado no local de trabalho e, assim, pactuar soluções, visando, principalmente, a mudança de indicadores. A programação do Agosto Dourado segue com palestras e eventos durante todo o mês nas Unidades Básicas de Saúde.

Ascom/SMS