Acordo histórico viabilizará início da construção de gasoduto ligando Aracaju à Barra dos Coqueiros

Equipes técnicas das duas cidades trabalharão em conjunto para assegurar a emissão das licenças ambientais de forma ágil

 

Um marco significativo para o desenvolvimento econômico da Barra dos Coqueiros foi alcançado com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o município, a Prefeitura de Aracaju e a Sergipe Gás S/A (Sergas). O acordo, firmado nessa segunda-feira, 9, permitirá o licenciamento ambiental necessário para a construção de um gasoduto que conectará a capital sergipana à Barra dos Coqueiros, com um investimento de R$ 12,5 milhões, financiado pelo Governo do Estado.

 

A reunião que oficializou o termo contou com a presença do diretor-presidente da Sergas, José Matos, dos prefeitos Edvaldo Nogueira (Aracaju) e Alberto Macedo (Barra dos Coqueiros), além dos secretários do Meio Ambiente, Alan Lemos (Aracaju) e Edson Aparecido (Barra dos Coqueiros). As equipes técnicas das duas cidades trabalharão em conjunto para assegurar a emissão das licenças ambientais de forma ágil, evitando atrasos na execução do projeto.

 

Para o diretor-presidente da Sergas, José Matos, o projeto concretiza um sonho antigo da população da Barra dos Coqueiros. “É com grande satisfação e alegria que a Sergas participa deste ato que viabilizará o tão sonhado gás na Barra dos Coqueiros. Esse produto levará desenvolvimento, fomentará a indústria e ajudará o comércio da região a crescer. É um projeto que vai ser executado em três fases, com a primeira prevista para ocorrer já em 2025, com 10 quilômetros de canalização adentrando na Barra dos Coqueiros. Agradeço e parabenizo o prefeito Edvaldo Nogueira e o prefeito Alberto Macedo pela iniciativa,” ressaltou.

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destacou a importância estratégica do projeto para o presente e o futuro dos dois municípios. “Essa é uma iniciativa muito importante para o presente, porque vai permitir mais gás expandido para as duas cidades, sobretudo para áreas que ainda não possuem gás encanado, mas também com uma perspectiva de futuro, uma vez que Sergipe se tornará um polo importante do gás, a partir de 2030. Com esse gasoduto e outros que serão construídos, viabilizaremos o progresso e desenvolvimento para as cidades de Aracaju, da Barra e, consequentemente, para Sergipe,” afirmou.

 

Já o prefeito de Barra dos Coqueiros, Alberto Macedo, celebrou o impacto do projeto na economia local. “Essa iniciativa é um marco para o nosso município, trazendo benefícios diretos para os moradores e empresários. Estamos falando de um projeto que desenvolverá o comércio, a indústria e criará oportunidades de emprego e renda para nossa população. É um legado histórico para Barra, Aracaju e todo o estado,” declarou.

 

Detalhes do investimento

 

O gasoduto será construído em três fases, com a primeira etapa prevista para 2025, abrangendo 10 km de extensão. Esta fase atenderá novos consumidores no bairro Centro, incluindo condomínios residenciais, bares, restaurantes, supermercados, um food park e um posto de combustíveis, que disponibilizará Gás Natural Veicular (GNV) para motoristas da região.

 

As fases seguintes contemplarão condomínios residenciais e também a instalação de uma estação de medição na unidade da Eneva.

 

A reunião contou ainda com a participação da assessora da Presidência da Sergas, Lucianna Gressis, e o gerente de Engenharia da empresa, Thiago Tan, reforçando o compromisso da Sergas com a execução do projeto e o desenvolvimento sustentável do estado de Sergipe.

 

Fotos: Ana Lícia