Ações de fomento do Estado consolidam Sergipe como um dos principais destinos turísticos – Informe Publicitário

Com maior montante de recursos empreendidos, Sergipe foi destaque com a participação em feiras e eventos nacionais, capacitações para agentes de viagens, entre outras ações de fortalecimento da cadeia turística 

Com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento de Sergipe, por meio do turismo, e, consequentemente, gerar empregos e renda, o Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tem se dedicado incansavelmente nos primeiros dez meses de gestão a fortalecer esta política pública. O foco tem sido promover o Destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas do Brasil, bem como no mercado interno, apresentando os atrativos de uma forma diferenciada e impactante. Ao reconhecer o potencial turístico de Sergipe, o governo investe em iniciativas que visam atrair visitantes, potencializando e divulgando as riquezas naturais e culturais do estado e, assim, proporcionar experiências enriquecedoras aos que vêm conhecer o estado.

Desta maneira, o Governo de Sergipe aportou recursos financeiros nunca antes vistos para impulsionar Sergipe nacionalmente. Foram disponibilizados R$ 15 milhões, somente este ano, para o setor do turismo em Sergipe. Para bem gerir esses recursos, foi elaborado o Planejamento Estratégico do Turismo, com colaboração dos atores da cadeia do setor, que contou com a atuação integrada das demais secretarias de Estado, além do diálogo com municípios e iniciativa privada.

No plano de ações promocionais, tem sido destacada a diversidade das belezas naturais, atrativos culturais e gastronômicos com assinatura da sergipanidade; promoção de eventos em todas as vertentes; ações para o consumidor final (turista) e para o público especializado (operadoras, agentes de turismo e mídia especializada). Também foram realizadas campanhas publicitárias on-line/off-line, viagens de familiarização (famtour/presstrip), mídia compartilhada com operadoras de turismo e companhias aéreas, participação em feiras nacionais com compras de estandes e ações de marketing promocional de movimentação dos estandes. 

Ações

A divulgação do Destino Sergipe levou a um aumento mensal no número de embarques e desembarque de passageiros no estado. No mês de setembro, o crescimento registrado pela empresa que administra o Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria foi de 21,1% em relação ao mesmo período do ano passado. Foi, inclusive, o nono mês consecutivo neste ano em que a unidade aeroportuária da capital sergipana apresenta tal crescimento.

O total de embarques e desembarques em Sergipe foi de 696.565 passageiros nos nove primeiros meses de 2022. Já no mesmo período de 2023 houve um aumento de 24,57%, o que equivale a 867.741 embarques e desembarques. Diversos fatores têm contribuído para o aumento no fluxo de passageiros no Aeroporto de Aracaju. Entre eles, destaque para as ações promovidas pela Setur para divulgar o Destino Sergipe nos principais mercados emissivos de turistas para o estado, a exemplo de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Com um investimento significativo nos festejos juninos de 2023, o Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, em Aracaju, contou com inéditos 60 dias de forró e mais de 250 atrações nacionais e locais, além de trios pé de serra e apresentações de quadrilhas juninas. Além disso, houve o resgate da Rua São João com o projeto ‘Segundona da Rua São João’, previsto para durar o ano inteiro, realizado em parceria com a Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). Investimentos em cultura e turismo que refletiram na economia do estado, representando um crescimento de 92% na movimentação do comércio, um aumento na arrecadação do ICMS de R$ 26,7 milhões e três mil postos de trabalho.

Também foram realizadas tratativas com as companhias aéreas Gol, Azul e Latam para melhorar e ampliar a malha aérea de Sergipe, inclusive com confirmação de novos voos da Azul e da Gol; promoção nas mídias da Gol: matéria na revista dessa companhia aérea, exibição do clipe ‘Sergipe é o País do Forró’ no lounge da Gol no Aeroporto de Guarulhos (SP) e convite dos comissários na aeronave para os passageiros vivenciarem o mês de junho inteiro de festas em Sergipe.

Eventos de turismo

A volta da participação de Sergipe em importantes eventos de turismo em nível nacional tem sido intensa nesses primeiros meses da atual gestão estadual. Desta maneira, o estado já marcou presença na Feira Internacional de Negócios (FIN Brasil), nos dias 28 e 29 de março, em Florianópolis (SC); da WTM Latin America 2023, de 3 a 5 de abril; da 25ª Feira de Turismo Avirrp, em agosto, em Ribeirão Preto, no estado de São Paulo; do 25º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor 2023), de 19 a 22 de setembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná, simultaneamente à 48ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPv) e à 4ª ExpoEnacor; da 50ª edição da Abav Expo, a mais importante feira de turismo do Brasil, de 27 e 29 de setembro, no Rio de Janeiro; e mais recentemente a Brasil Travel Market (BTM), em Fortaleza, no Ceará, nos dias 19 e 20 outubro.

Nesses eventos, Sergipe apresentou estandes modernos, altamente tecnológicos e imersivos, que impactaram positivamente os visitantes, atraindo de modo inovador os olhares e o interesse para Sergipe. Participações que já têm colocado Sergipe na rota de principais destinos turísticos principalmente da região Nordeste. O próximo evento em nível nacional já está agendado para o mês de novembro, de 9 a 12, quando a Setur participará do Festival de Turismo de Gramado, no Rio Grande do Sul.

O Governo de Sergipe, por meio da Setur e outras secretarias, também promoveu a captação de grandes eventos para o estado: Jungle Fight, maior evento de MMA da América; Iron Man; 27º Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida; 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e 16° Congresso Sergipano de Cardiologia; Expo Pesca & Aquicultura 2023; a XXVII Gincana de Pesca Norte e Nordeste, na Praia da Caueira, em Itaporanga D’Ajuda, e 26° Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor), que acontecerá em 2024. Mobilização que mostra o quanto o fomento ao turismo em Sergipe tem sido tratado como política pública.