Saúde de Aracaju tem ampla rede de apoio para tratamento de ISTs/Aids

 

Tratamento

O Dezembro Vermelho , campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). A coordenadora de Vigilância Epidemiológica e dos Programas de IST/Tuberculose e Hanseníase da Secretaria Municipal da Saúde, Débora Oliveira é farmacêutica e responsável técnica pela gestão de ações estratégias da prevenção (insumos), diagnóstico precoce da infecção pelo HIV, Sífilis, Hepatites B e C (testes-rápidos), redução de riscos e vulnerabilidades (Prevenção Combinada). Nesta entrevista, ela fala alguns pontos do fluxo de trabalho do setor, desde a prevenção, diagnóstico e tratamento.

Canal Viva Bem – O que são ISTs?
Débora Oliveira – Infecções Sexualmente transmissível a partir do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso do preservativo com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

CVB – Aids é considerada uma IST?
DO – A Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). O HIV afeta e destrói essas células específicas do sistema imunológico e torna o organismo incapaz de lutar contra infecções e doenças. Quando isso acontece, a infecção por HIV leva à AIDS.

CVB – Quais as ISTs mais conhecidas?
DO – Herpes genital, sífilis, gonorreia, tricomoníase, clamídia, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

CVB – Como a pessoa pode saber se tem uma IST? Quais os principais sintomas?
DO – Alguns casos não apresentam sintomas. Quando ocorrem, os sintomas variam de acordo com a doença.
Há alguns sintomas em comum, que podem indicar: o aparecimento de feridas; vermelhidão no aparelho reprodutor; inchaço, corrimentos; bolhas e verrugas nas genitais.

CVB – Como se prevenir?
DO – Através do uso do preservativo masculino ou feminino e realizar regularmente os exames de diagnóstico.

CVB – As pessoas que contraem uma IST, qual suporte tem do SUS?
DO –  Consulta, exames complementares e tratamento gratuitos.

CVB – Se uma pessoa quiser confirmar se está mesmo com uma IST ou Aids, onde a pessoa pode ir, em Aracaju?
DO – O usuário do SUS pode acessar as 45 Unidades Básica de Saúde do Município de Aracaju e também o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado do Centro de Especialidades Médicas (Cemar) Siqueira Campos.

CVB – Secretaria Municipal da Saúde oferta algum tipo de serviço?
DO – Prevenção combinada PEP e PREP para HIV. Consulta, diagnóstico através dos testes-rápidos e outros exames, tratamento.

CVB – Para quem tem Aids, o município oferece que tipo de suporte?
DO – Ofertamos testes rápidos nas Unidades Básicas de Saúde e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no Cemar Siqueira Campos. Os pacientes com infecção confirmada são acompanhados por equipe multidisciplinar no Serviço de Atenção Especializada (SAE). O Cemar é porta aberta para todo o estado na oferta gratuita de medicamentos antirretrovirais para o tratamento do HIV e infecções oportunistas. A prevenção combina a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), que é tomada todos os dias. Seu uso requer consulta médica a cada 3 meses e realização de exames de acompanhamento, entre eles, o teste de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). É indicado para pessoas que não têm HIV, mas são identificadas com maior risco de contrair a infecção, conforme suas práticas sexuais, sorologia, HIV de parceiros e outras vulnerabilidades. Já a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é para pessoas que não têm HIV mas que podem ter tido situação de risco como: relação sexual desprotegida (sem o uso ou rompimento da camisinha); no trabalho, acidentes com agulhas ou outros perfurocortantes; situação de violência sexual; prevenção da transmissão de mãe para filho. Se iniciada precocemente e mantida por 30 dias, a PEP pode prevenir a infecção pelo HIV.

CVB – Tem algum número de telefone para que pessoas possam ligar para obter informações, agendar atendimento etc?

DO – Quem estiver precisando de atendimento, pode entrar em contato pelos telefones 3711-0928 – Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); 3711-0934 – Serviço de Atenção Especializado (SAE) e ligando para as Unidades Básicas de Saúde.