
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher), reforçará a campanha de combate ao assédio durante o Réveillon dos Sergipanos. A ação prevê a distribuição de materiais educativos ao público, reforçando a mensagem de que, quando uma mulher diz não, é não.
Segundo a secretária da SerMulher, Elaine Oliveira, a equipe da secretaria estará em campo para intensificar as ações de conscientização, combate ao assédio e à importunação sexual durante a festa. “Estaremos atuando para que o público tenha consciência da importância de respeitar as mulheres e saiba que existe um lugar seguro para aquelas que se sentirem importunadas, onde poderão buscar apoio. Além da abordagem de jovens, mulheres e homens, com a entrega de material educativo impresso e a aplicação de tatuagens temporárias em quem desejar, a equipe também orientará o público feminino sobre como baixar e utilizar o aplicativo SOS Maria da Penha”, explica.
Elaine Oliveira enfatiza que o trabalho de conscientização é fundamental, especialmente no enfrentamento à violência contra a mulher em períodos festivos. “As estatísticas mostram que esses casos tendem a aumentar durante as festividades. O combate passa pela conscientização e pela união de toda a sociedade e dos poderes constituídos. Reforçamos sempre a importância de denunciar, para que casos de violência não se transformem em mais um feminicídio”, destaca.
Para denunciar situações de violência, a população pode acionar os seguintes canais, com garantia de sigilo e acolhimento:
Guarda Municipal de Aracaju: 153
Central de Atendimento à Mulher: 189
Disque Denúncia: 182
Polícia Militar: 190
Ouvidoria da Mulher: WhatsApp (79) 9 8137-1409 | E-mail: ouvidoria.sermulher@aracaju.se.gov.br
Texto: Ascom/SerMulher
Fotos: Ronald Almeida/AAN



