Conclusão do curso de crochê avançado reforça projeto Elas Empreendem, da SerMulher

Mais uma qualificação oferecida pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher), foi concluída na tarde desta sexta-feira (5) com a entrega de certificados às pessoas assistidas pelo Centro Comunitário Terezinha Meira. O curso de crochê avançado, que reuniu 26 participantes, foi realizado em parceria com a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).

A maioria dos alunos já havia participado da etapa básica, ofertada anteriormente. Nesta edição avançada – que também contou com a presença de um participante homem, a turma pôde aprimorar técnicas, produzir peças mais elaboradas e dialogar sobre empreendedorismo. A artesã e instrutora Cris Lucena destacou o comprometimento dos participantes. “Concluí as aulas bastante satisfeita, porque os alunos demonstraram habilidade no crochê e já pensam em um projeto social, além de levarem o empreendedorismo a sério”, afirmou.

A qualificação integra o planejamento estratégico da SerMulher por meio do projeto Elas Empreendem, que incentiva capacitação, geração de renda e ampliação de oportunidades para mulheres que desejam transformar conhecimento em autonomia. Durante o curso, os alunos ampliaram habilidades, aperfeiçoaram técnicas e se prepararam para empreender com mais segurança e independência.

Para a aluna Marlijane Santos, a experiência foi decisiva. “Esse curso foi gratificante. O que aprendi me ajudou psicologicamente e quero gerar renda com isso. Agradeço à SerMulher e à Fundat por terem trazido o curso para a nossa comunidade. Espero que outros sejam ofertados”, disse.

Entre as peças trabalhadas pela turma, estiveram bolas de Natal e amigurumis, pensadas como alternativas de renda por meio do crochê. A aluna Crislaine Alves relatou o impacto emocional da atividade: “Vim participar porque estava sofrendo com ansiedade e depressão. Eu não sabia nem pegar na agulha. Fiz o primeiro curso, aprendi um pouco e agora já estou desenvolvendo mais coisas. Depois da SerMulher vir aqui nos escutar, muita coisa melhorou na comunidade. A gente se encontra, aprende e conversa”.

A aluna Ester Rodrigues também encontrou no crochê uma forma de cuidado. “Tenho fibromialgia e sinto dor no corpo todo. Quando estou crochetando, sinto um alívio muito grande e não tenho dor. Quando soube do curso, resolvi fazer e foi uma bênção na minha vida. Além de minimizar a dor, consigo ter uma renda com o crochê”, contou.

A cada nova formação, a SerMulher reafirma o compromisso de criar ambientes que fortaleçam o potencial das mulheres, impulsionem novas trajetórias e valorizem o talento como caminho real de crescimento pessoal e econômico.

Feira

Os alunos que desejarem poderão participar da I Feira da Mulher Empreendedora. “Será um evento realizado pela Prefeitura de Aracaju, na Praça dos Capuchinhos, envolvendo diversas secretarias e órgãos. Teremos um stand da SerMulher, onde até 10 expositores poderão comercializar seus produtos”, informou a secretária Elaine Oliveira durante a entrega dos certificados.