A Barra dos Coqueiros vem apresentando grande e rápido crescimento econômico e populacional nos últimos anos, além de possuir alto potencial turístico. A cidade está se consolidando cada vez mais, como um dos principais destinos de investimento e moradia.
O Censo Demográfico de 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com apoio da Prefeitura de Barra dos Coqueiros, apontou que a população de Barra dos Coqueiros duplicou o número de habitantes e a quantidade de domicílios em 10 anos.
Os dados do IBGE mostram que foi a cidade que mais cresceu a população no estado de Sergipe entre os anos de 2010 e 2022, um aumento de 66,2%. Em 2010, havia 24 mil habitantes, já em 2022, cerca de 41 mil.
O crescimento imobiliário também foi grande: em 2010 eram cerca de 9.6 mil domicílios, em 2022, pouco mais de 20 mil.
“Apesar do desenvolvimento contínuo e acelerado do município, não há um crescimento desordenado, pois a Barra dos Coqueiros possui Plano Diretor. Esse mecanismo define os instrumentos de planejamento urbano baseados em interesses coletivos para orientar a ocupação e desenvolvimento de seu território”, pontuou o arquiteto e Diretor do Departamento de Arquitetura da Secretaria de Obras, Philipe Cerqueira.
Na economia, em 2021, o município se estabeleceu como um dos maiores PIB’s per capita do estado de Sergipe, ocupando a segunda posição. O PIB é um dos principais indicadores que ajudam a medir o desenvolvimento econômico. Barra também se destaca em comparação aos demais municípios do país, ocupando a posição de 326 de 5570.
Condomínios residenciais
Um dos destaques do ramo imobiliário em Barra dos Coqueiros são os excelentes condomínios horizontais como o Barra Garden; o Viva Club da Ilha; O Alphaville Sergipe; Luar da Barra; Costa Paradiso, dentre vários outros empreendimentos, que atendem a todos os gostos, com diversas faixas de preço.
“A preferência pelo horizontal é o conforto, privacidade e a área de lazer ampliada”, indicou o engenheiro civil Daniel Campos.
Potencial Turístico
“A Barra dos Coqueiros é o destino turístico mais próximo do destino indutor de Sergipe. Estamos muito próximos de Aracaju e isso permite que o turista possa ter acesso aos segmentos de Sol e Praia, Cultural e as possibilidades de passeios pelo Rio Sergipe bem pertinho do local onde desembarcam”, disse o secretário de Turismo de Barra dos Coqueiros, Ícaro Carvalho.
Localizada na Barra dos Coqueiros, a Atalaia Nova promete uma paisagem litorânea de aproximadamente 30 quilômetros. É lá onde fica o Centro Cultural da Atalaia Nova, no qual moradores e turistas se reúnem aos finais de semana para assistir a um pôr do sol belíssimo, com direito a atração musical.
Outros pontos turísticos que valem ser mencionados além das praias são: A igreja de Santa Luzia, passeio de Tototó (que é patrimônio cultural do Estado de Sergipe), Catadoras de Mangaba e o Parque Estadual de Marituba.
Mas não só isso, a cidade irá inaugurar duas novas Orlas ainda este ano: A Orla da Praia da Costa e a Orla da Rua da Frente.
“Estamos trabalhando para fomentar a mais adequada aplicação da atividade de modo sustentável. O momento atual do setor é de pesquisa e planejamento para que, de forma técnica, possamos organizar nosso território com oferta de serviços que possam ser satisfatórios aos nossos cidadãos e turistas, com o objetivo de que estes não só nos visitem, mas também possam permanecer e se hospedar no município “, complementou o secretário de Turismo.
Vale destacar também as duas feiras que acontecem durante o mês. Uma em frente à Paróquia Bom Jesus dos Navegantes, na Atalaia e a outra no pórtico localizado na entrada da cidade. Nas feiras, podem ser conferidos diversos trabalhos das artesãs do município, como também uma vasta gastronomia com ênfase em produtos da terra e atrações musicais.
Localização
A localização também é um dos pontos-chave que tornam Barra dos Coqueiros um lugar de potencial investimento imobiliário. Afinal, com a ponte Aracaju-Barra, o município fica a poucos minutos de distância da capital. Facilitando que uma pessoa que more na Barra, consiga estudar ou trabalhar em Aracaju, por exemplo.
O administrador de empresas, João Paulo Tavares, de 45 anos, mora em Barra dos Coqueiros e trabalha em Aracaju há 7 anos. “É uma experiência agradável. Para ir ao trabalho preciso somente atravessar a ponte para chegar no meu escritório que fica no Edifício Oviêdo Teixeira. Levo no máximo 10 minutos fora do horário de pico”, comentou Paulo.