A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prorrogou a Campanha Nacional de Multivacinação até o dia 1º de novembro em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos três shoppings da capital. O objetivo é realizar a busca ativa das crianças e adolescentes até 15 anos de idade não vacinados, visando o aumento das coberturas vacinais deste ano. Durante a campanha, até o momento, já foram aplicadas 13.847 doses.
O Movimento Nacional pela Vacinação aconteceu, em todo o estado, entre os dias 7 e 21 de outubro, a partir da campanha de multivacinação em todas as 45 USFs e durante o Dia D de Multivacinação e o Sábado Saudável, que ocorreram no primeiro e último dias de campanha, respectivamente, com a abertura de algumas unidades no fim de semana para a intensificação da proteção e do cuidado.
De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, o propósito é que pais ou responsáveis levem as crianças e os adolescentes para uma das unidades e verifiquem quais vacinas estão pendentes. “Precisamos atualizar as doses aplicadas porque o foco é aumentar a cobertura vacinal, e só assim será possível proteger as crianças e os adolescentes de possíveis doenças. Basta se deslocar a uma das nossas unidades com cartão de vacinação e identidade”, orienta Larissa Ribeiro.
A prorrogação da campanha visa incentivar que crianças e adolescentes continuem se vacinando para impedir a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, a exemplo da paralisia infantil, cuja proteção se dá com a vacina da poliomielite. A mobilização inclui a vacinação contra a covid-19, influenza e outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, em várias etapas, como BCG, Hepatite B, Poliomielite, Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola; Pneumocócica, dentre outras.
Nos shoppings Riomar, Jardins e Aracaju Parque, as vacinas são disponibilizadas para maiores de 5 anos de idade, podendo se vacinar contra Hepatite B, Penta, Febre Amarela, HPV, Dupla adulto, DTP, influenza, Tríplice viral, Meningocócica ACWY (conjugada) e covid-19.
A Saúde de Aracaju também informa que a vacina BCG fica disponível em oito Unidades de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. São elas: USFs Augusto Franco, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Manoel de Souza, Amélia Leite, Carlos Fernandes, Anália Pina e José Calumby. Além das unidades, a BCG é aplicada nos recém-nascidos das Maternidades Municipal Lourdes Nogueira, Santa Isabel e Nossa Senhora de Lourdes.
A vacina denominada Varicela, que protege contra a catapora, está em falta em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, o problema está relacionado à produção internacional desse imunizante, afetando as entregas nos estados brasileiros. No momento, Aracaju está com o estoque zerado e aguarda a retomada da distribuição pelo Governo Federal.
Fonte: SMS