A Campanha de Multivacinação da Secretaria de Estado da Saúde segue até sábado, dia 21 de outubro. O objetivo é reforçar a importância da imunização para controle de doenças.
A campanha iniciou no dia 7 de outubro, segundo dados da Vigilância em Saúde da SES, já foram aplicadas 35.435 doses, sendo 20.563 doses em crianças de zero a 8 anos e 14.872 doses em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
“Para uma proteção efetiva da sociedade, é necessário manter elevadas as coberturas vacinais, para que os vírus ou bactérias não se propaguem em nosso território. Por isso, reforçamos em nossas campanhas a necessidade de crianças, adultos e idosos se protegerem de agentes infecciosos”, explicou o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes.
Multivacinação
A campanha envolve todas as vacinas básicas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação, como a BCG, rotavírus humano, meningo c, pentavalente (dtp/hib/hb), pneumocócica, poliomielite inativada, poliomielite oral, hepatite A, tríplice viral, tríplice bacteriana, febre amarela, HPV, meningo ACWY e Covid-19.
Os pais ou responsáveis devem levar suas crianças e adolescentes a uma unidade de saúde com a caderneta de vacinação, para que elas possam ser avaliadas pelos profissionais, que irão aplicar as vacinas que estiverem em atraso.
por Beatriz Fernandes com orientação de Alexandra Brito