“Uma pessoa da minha família, há duas semanas, descobriu que estava com Aids. Acho importantíssimo fazer o teste rápido, por isso me interessei pela ação. Atualmente as doenças estão se alastrando e às vezes estamos doentes e não sabemos. Trazer a testagem para perto das pessoas é uma ótima ideia”. O relato é de Iara Santos, 46 anos, uma das pessoas que fez o teste rápido na unidade móvel da Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta terça-feira, 07. O veículo da SES ficou estacionado na área dos mercados municipais, onde foram disponibilizados testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C.
Durante a ação, foram disponibilizados ao total 280 exames. Como resultado, seis pessoas tiveram testes reagentes para sífilis e uma pessoa com teste reagente para HIV.
Além da disponibilização dos testes rápidos, algumas pessoas solicitaram o autoteste, que é um teste de triagem, para aquelas pessoas que não estavam no local do evento. As pessoas levam os autotestes e entregam aos parceiros ou parceiras. Se o resultado for reagente, a pessoa deverá procurar uma unidade de saúde para realizar o diagnóstico definitivo. Foram disponibilizados 45 autotestes
Noel Junior Santos, 51 anos, estava nos arredores e decidiu fazer o teste das Infecções Sexualmente Transmissíveis no local. “Gostei bastante da ação e resolvi fazer o teste. Achei uma ótima iniciativa”, disse.
Segundo o gerente do Programa Estadual IST/Aids, Almir Santana, a escolha da localidade
para realizar as testagens é uma estratégia, tendo em vista o grande fluxo de pessoas que passam, garantindo sempre uma boa adesão. Além disso, destaca que muitas pessoas em situação vulnerável se interessam.
“É uma ação realizada na área do mercado porque é uma localidade que tem pessoas prioritárias e pessoas vulneráveis. É um ponto estratégico. Aqui não precisa de muito esforço para a adesão ao exame. É um atendimento que funciona muito bem. Muitas vezes se trata de um indivíduo que quer fazer o exame e não tem a oportunidade. Às vezes está aqui no mercado passeando, fazendo compras e encontra essa oportunidade”, explica.
Além dos testes, houve a distribuição de folhetos informativos e preservativos feminino e masculino. As testagens das ISTs foram realizadas também no último sábado, 03, no bairro 13 de Julho. As iniciativas fazem parte das ações do Dezembro Vermelho, mês que marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST.
Fonte: SES
Fotos: Valter Sobrinho