Saúde de Aracaju disponibiliza atendimentos de fisioterapia respiratória no Centro de Saúde Ninota Garcia

Uma parceria da Prefeitura de Aracaju, firmada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) junto à Universidade Tiradentes (Unit), disponibiliza atendimentos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de fisioterapia respiratória no Centro de Saúde Ninota Garcia.
“O usuário que por indicação médica precise do atendimento no Ninota Garcia, deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) fazer a marcação, via sistema, apresentando o encaminhamento e a justificativa médica para solicitação. Todo este procedimento é regulado pela SMS”, explica a coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), Sony Petris
De acordo com o professor Marcos Gabriel Nascimento, os atendimentos para fisioterapia respiratória são realizados em todas as patologias de demanda da pneumologia, como pacientes pós-alta de pneumonia, asma, doença pulmonar obstrutiva crônica e também algumas patalogias, que são associadas com problemas ventilatórios, como paralisia cerebral, AVC e agora o pós- reabilitação da covid-19.
“A Covid é uma doença muita limitante, que às vezes pode deixar sequelas, comprometendo a qualidade e vida. Os pacientes que tiveram algum tipo de distúrbio sistêmico devido ao Coronavírus precisam de cuidados. Assim, realizamos uma avaliação e tentamos encontrar a causa dos acometimentos. Traçamos individualmente a melhor forma para fisioterapia respiratória, que são realizadas por agendamentos, duas ou três vezes por semana, em sessões de 50 minutos. O atendimento é realizado pelos alunos do 9º período de fisioterapia com orientação dos professores”, enfatiza o professor.
O paciente Paulo Henrique de Barros está na sétima sessão de fisioterapia respiratória. “Quando eu saí do hospital, comecei a ser atendido na UBS, que me encaminhou para fazer a fisioterapia respiratória. Aqui o atendimento é ótimo. Estou bem melhor, minha respiração, com as sessões de fisioterapia, vem melhorando a cada dia. Ainda me canso, mas a mudança é bem nítida com o passar das sessões”, elogiou.
CER II 
O Centro Especializado em Reabilitação (CER II) é uma unidade da Rede Municipal de Saúde de Aracaju que reabilita pessoas de todas as idades com deficiência física, motora e intelectual. A equipe multiprofissional é composta por fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, psicólogos, enfermeiros, nutricionista e assistentes sociais.
Acesso ao serviço
Para ter acesso aos serviços do Centro Especializado em Reabilitação é importante que o usuário tenha encaminhamento médico, seja através do atendimento prévio na Unidade Básica de Saúde ou atendimento Hospitalar.
Fonte: Ascom/SMS