A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reabriu nesta terça-feira, 15, até a próxima quinta-feira, 17, através do endereço www.saude.se.gov.br, o processo de credenciamento de hospitais particulares e filantrópicos para a contratação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) qualificados e de remissão. O objetivo é ampliar a assistência aos pacientes Covid-19 neste momento em que o Estado registra o aumento do número de casos da infecção.
O credenciamento de hospitais particulares e filantrópicos é, dentro da regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS), uma estratégia complementar à capacidade da rede hospitalar própria, conforme enfatizou a diretora de Atenção Especializada e Urgências, Maria Lúcia Santos, destacando que leito de UTI qualificado é aquele que possui equipe especializada e equipamentos que atendam a necessidade do paciente, como o de hemodiálise, por exemplo.
A secretaria já fez contatos prévios com prestadores de serviços que resultou na perspectiva de credenciamento de duas ou três unidades hospitalares. A proposta atende a capital e o interior do Estado, sendo que em Aracaju se encontra a maior capacidade instalada.
Segundo a diretora, a contratação dos leitos privados obedece a um processo criterioso, que começa no credenciado, segue com a avaliação das propostas pela comissão técnica e concluído com a vistoria nas unidades credenciadas.
Fonte: SES