O verão chegou e muita gente já tirou o protetor e o bronzeador do armário. Mas será que dá para ter o bronzeado perfeito usando o protetor solar? Ou será que o bronzeador é necessário? O Bem Estar desta quarta-feira (6) falou sobre protetor solar e bronzeador e contou com a ajuda dos dermatologistas Márcia Purceli e Sergio Schalka.
Qual a diferença entre o protetor solar e o bronzeador? O próprio nome já diz. O protetor protege contra os raios UVA e UVB. Para ser classificado como protetor solar, o produtor precisa ter o FPS mínimo 6 e a proteção UVA deve corresponder a 1/3 do FPS indicado na rotulagem.
Já o bronzeador tem a função de ativar a pigmentação da pele, dando um bronzeado. Por isso, o bronzeador não tem uma proteção UVA alta. Eles protegem dos raios UVB, mas muito pouco dos raios UVA.
E quando passar o protetor solar? Os dermatologistas indicam passar o produto antes de ir à praia ou piscina porque é mais fácil de aplicar sem a roupa. Suor, água do mar ou da piscina, contato com roupa e areia, diminuem a proteção. Por isso é sempre importante repassar o protetor.
Muita gente que a água protege do sol, mas isso não é verdade. Os raios solares penetram até meio metro na água. Não esqueça do protetor antes de entrar na água. E espere 15 minutos antes de entrar para que o produto não saia.
Protetor solar x oleosidade
“Não vou passar o protetor solar porque ele deixa minha pele oleosa”. O Bem Estar fez o teste e acabou com esse mito. Se ele for adequado para a sua pele, o protetor pode ser um aliado contra a oleosidade.
“O objetivo de um protetor solar desenhado para pele oleosa é não aumentar a oleosidade da pele, controlar essa oleosidade. Assim que aplica o protetor solar, alguns minutos depois já percebe que o efeito de oleosidade diminui”, explica Schalka.
Cuidados com o sol
Vale sempre reforçar alguns cuidados com o sol neste verão. Se você tomou sol e ficou vermelho, não vá à praia no dia seguinte. Se você for, use roupa de algodão de cores escuras ou coloridas, que protegem do sol, e fique debaixo do guarda-sol.
Não tome sol na região que estiver descascando. Isso aumenta o risco de desenvolver câncer. Já se sua pele estiver ardendo, faça compressa de chá de camomila em temperatura fria ou ambiente.
Não aplique pasta de dente na pele queimada! Use pomada com corticoide por dois dias. Também não aplique óleo. Use hidratante. Quanto mais grosso for o creme, melhor, pois a penetração do produto é mais eficaz.
Do G1, em São Paulo