Sindimed Sergipe celebra Dia do Médico com o lançamento do “Outubro Branco”

Nesta sexta-feira, 18 de outubro, o Sindicato dos Médicos do Estado de Sergipe (Sindimed) promoverá uma solenidade especial em celebração ao Dia do Médico, marcada pela campanha inédita “Outubro Branco”. A iniciativa visa conscientizar a sociedade sobre a importância, valorização e respeito ao profissional médico, reforçando o papel essencial desses profissionais na promoção da saúde e bem-estar da população.

A programação terá início às 7h na sede do Sindimed, localizada à Rua Celso Oliva, 481, no Bairro 13 de Julho, em Aracaju, com uma missa em homenagem aos médicos. Logo após, os participantes serão convidados a um café da manhã, seguido pela cerimônia de entrega da Comenda “Dra. Glória Tereza Lima Barreto Lopes” e do Prêmio “Amigo do Médico”. Essas honrarias reconhecem personalidades e instituições que se destacam na valorização e apoio à profissão médica.

Outubro Branco
O Outubro Branco é uma campanha pioneira no país, idealizada pelo Sindimed Sergipe para dar visibilidade às adversidades enfrentadas pelos médicos e promover um movimento de valorização da profissão.

Para o presidente do Sindimed, Dr. Helton Monteiro, a campanha é um apelo à sociedade e ao poder público para que compreendam e atuem em prol de melhores condições de trabalho para os médicos, sobretudo no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Todos os dias, os médicos lidam com a missão de salvar vidas, mas, infelizmente, ainda sofremos com a falta de direitos básicos e condições de trabalho adequadas, especialmente no SUS. A nossa luta é para garantir que a profissão seja respeitada e que os médicos possam exercer sua vocação com dignidade”, afirma o presidente.

Dr. Argemiro Macedo, vice-presidente do Sindimed, também destaca os desafios enfrentados pelos médicos no exercício de suas funções, como a falta de autonomia, a ausência de benefícios trabalhistas essenciais e a carência de estrutura nas unidades de saúde. “Não é incomum ver médicos trabalhando sem equipamentos adequados, sobrecarregados e sem a garantia de direitos fundamentais. Isso afeta diretamente o atendimento que é oferecido à população e também desmotiva o profissional que está ali para ajudar”.

O Sindimed convida médicos e colaboradores para prestigiar a cerimônia e engajar-se no Outubro Branco, reforçando o compromisso de respeito e valorização àqueles que se dedicam à preservação da vida.

São Lucas
Além de ser o Dia do Médico, o 18 de outubro é também dedicado a São Lucas, o santo padroeiro dos médicos e profissionais de saúde. Conhecido por sua atuação como médico e evangelista, São Lucas é celebrado nesta data como símbolo de dedicação e cuidado com o próximo, inspirando profissionais da saúde em sua missão de promover a cura e o bem-estar.

 

Fonte: Sindimed