A Secretaria Municipal de Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher) inicia suas ações na noite desta quarta-feira, 18, durante o Forró Caju, que será realizado na Praça Hilton Lopes, nos mercados centrais de Aracaju, com a distribuição de material educativo e orientação ao público, reforçando a campanha “Não é Não!”. O trabalho será desenvolvido em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e a Patrulha Maria da Penha.
A secretária municipal da Mulher, Elaine Oliveira, destaca a importância desta campanha com a realização de ações presenciais, dentro do ambiente de festas abertas ao público em geral. “Esta será uma ação muito importante para a SerMulher, pois esta é uma campanha reforça que é preciso ter respeito por todas as mulheres. Precisamos reforçar que todas têm o direito de participar das festas juninas com liberdade, alegria e, principalmente, com segurança. O respeito deve ser a base de toda relação. Não é não. E ponto final”, afirma.
No período dos festejos juninos, uma tradição em toda a região Nordeste, é comum que a descontração do forró aproxime as pessoas. No entanto, o respeito aos limites e ao corpo da outra pessoa deve ser inegociável. Tocar sem permissão, forçar um beijo, insistir após uma recusa: isso não é paquera, é assédio – e é crime. “A campanha ‘Não é Não!’ representa um compromisso da gestão da nossa prefeita, Emília Corrêa, com os direitos das mulheres, o enfrentamento à violência de gênero e a construção de uma cultura de paz e respeito. A festa só tem sentido quando é para todos”, reforça Elaine Oliveira.
Texto e foto: Ascom SerMulher