SerMulher conclui curso de Renda Irlandesa no Cram e fortalece autonomia financeira de mulheres

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher), concluiu na manhã desta terça-feira (16) o curso de Renda Irlandesa, ofertado a 10 mulheres assistidas pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram). A qualificação foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres de Sergipe (SPM) e teve como objetivo preparar as participantes para a geração de renda e a conquista da autonomia financeira.

As aulas foram ministradas pelas artesãs e instrutoras Neidiele Silva, que iniciou o curso, finalizado por pela artesã e instrutora Maria Ivanete Cardoso de Jesus, que destacou a satisfação em acompanhar a evolução do aprendizado das alunas. “Hoje finalizamos o curso de Renda Irlandesa e, para mim, foi bastante gratificante. Elas tiveram muito empenho em aprender; algumas pensaram em desistir, mas eu as incentivei a continuar. Ver a evolução delas foi extremamente recompensador”, afirmou.

A gerente da Diretoria de Inclusão Produtiva da SPM, Laís Veloso, destacou a importância da parceria entre as duas secretarias com o objetivo de qualificar as mulheres. “Hoje estamos finalizando este curso, que busca promover mais autonomia financeira para as mulheres assistidas pelo Cram. As secretarias, tanto do Estado quanto do Município, compreendem a importância da soma de esforços na promoção da liberdade e da autonomia dessas mulheres.”

Presente no encerramento, a secretária da SerMulher, Elaine Oliveira, entregou os certificados e reforçou que o trabalho está apenas começando. “A próxima etapa do projeto será preparar vocês para a precificação e a apresentação adequada dos produtos para comercialização. Em seguida, vamos inseri-las nas feiras de empreendedorismo realizadas pela Prefeitura de Aracaju em diversas localidades da cidade”, explicou.

A conclusão do curso animou as participantes, que já vislumbram novas oportunidades. “Eu já trabalho com crochê e procurei o curso de Renda Irlandesa para agregar valor ao que faço. Foi muito bom tudo o que aprendi nesse período. Já estou produzindo algumas peças e aplicando a técnica em bolsas de crochê”, relatou uma das alunas, ao apresentar um de seus trabalhos.

A ação integra o planejamento estratégico da SerMulher, que tem como foco a promoção da autonomia econômica e a geração de renda para as mulheres atendidas.

Texto e fotos: Ascom/SerMulher