Sergipe sedia a I Jornada Nordeste de Anestesiologia

A partir de hoje 14 e durante os dias 15 e 16 de março, Sergipe é palco da I Jornada Nordeste de Anestesiologia (Jona). O evento contará com a participação de especialistas da região e de outros estados brasileiros, com estimativa de reunir no Hotel Vidam, cerca de 300 participantes. Em paralelo ao evento, acontecerá a XXI Jornada de Anestesiologia de Alagoas e Sergipe (Jalagipe).

 

O evento está sendo organizado pela Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (SAESE), com o apoio da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA) e da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Alagoas (SAEAL).

“O primeiro dia da Jona, 14, a programação é voltado para os acadêmicos. Os temas foram direcionados para a formação médicas desses estudantes”, explica o presidente da Sociedade de Anestesiologia do Estado de Sergipe (Saese), Fabricio Dias Antunes.

Os temas selecionados para os acadêmicos foram “Manejo de vias aéreas na urgência”, Reanimação cardiopulmonar” e “Drogas vasoativas e acesso venoso central”.

 

“Preparamos uma programação para a jornada com palestrantes de todo o país, que vão falar sobre temas em anestesiologia, desde o autoconhecimento até todos os temas científicos, como manejo de via área, manejo hemodinâmico, controle de sangramento, que são bastante atuais”, enfatizou Dr. Fabricio Dias Antunes.

 

Os temas foram agrupados em duas salas, para que os participantes selecionem as aulas que acharem mais importantes acompanharem, com temas específicos sobre anestesia, dor, gestão em saúde e qualidade de vida. No dia 15, serão realizadas quatro conferências e quatro mesas redondas, divididas entre as duas salas de aula.

 

Além de temas científicos, a exemplo de anestesia em pediatria, em obstetrícia, medicina perioperatória, anestesia regional, ambulatorial e trauma, alguns temas voltados para a gestão serão abordados. Uma das conferências que acontecerão no dia 15 abordará “O cooperativismo na teoria e na prática: como equilibrar?”.

 

A comissão científica preparou mais duas mesas redondas para o dia 16, além de palestras tradicionais e sete conferências, entre temas científicos, de gestão e autocuidado, que tem sido uma das preocupações da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). O Núcleo do Eu, implantado pela entidade nacional, fará três conferências no segundo dia do evento: “Como lidar com uma catástrofe em anestesia”, “Dinheiro ou propósito: quem ganha essa batalha?”, “Saúde mental e anestesiologia: realidade brasileira”.

 

“Reservamos um espaço também para que integrantes da Federação Brasileira de Cooperativas de Anestesiologia, a Febracam, falem sobre os novos desafios e ameaças no cenário atual. Teremos quatro palestrantes e, ao final, um debate sobre o assunto, no auditório Varandas, no Vidam”, informou Dr. Fabricio Dias Antunes.

 

A programação científica preparada pela comissão organizadora do I Jona e XXI Jalagipe foi iniciada antes das jornadas, no dia 2 de março.

 

“Começamos com o Curso de Imersão em Anestesia Pediátrica, o Ciaped, e depois tivemos duas turmas do curso de Suporte Avançado de Vida em Anestesiologia, o SAVA, o Kipo, que é um curso de manejo de coagulação, sangramento e monitorização hemodinâmica”, relembrou o presidente da Saese.

 

Fonte: Assessoria