Na última sexta-feira, 21, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Família e da Assistência Social (Semfas), iniciou uma série de ações emergenciais para aprimorar as estruturas das unidades que compõem a rede de atendimento da pasta. São mais de 40 espaços – incluindo Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Casas Lares, Casas de Passagem, Centros de Acolhimento e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – muitos dos quais necessitavam de reparos urgentes para garantir condições mínimas de segurança e conforto.
As intervenções englobam desde a reestruturação de telhados, capinagem, pintura até a modernização das instalações elétricas, assegurando que cada unidade esteja preparada para oferecer um atendimento digno e eficiente à população. O primeiro espaço beneficiado com as melhorias foi o Cras Carlos Fernandes de Melo, localizado no bairro Lamarão.
O diretor administrativo da Semfas, Renato Dantas, pontua que essas reformas nos equipamentos são fruto de vistoria realizada assim que a gestão assumiu a secretaria. “Quando nós assumimos, junto com a secretária Simone Valadares, fizemos uma vistoria em todos os equipamentos. Estamos começando, ainda de forma bem simples, com uma limpeza geral em um Cras, limpeza das caixas d’água, troca de diversas lâmpadas, troca do filtro do bebedouro, pintura de parede e piso que estavam cheios de limo”, afirmou.
As obras iniciais já evidenciam o compromisso da secretaria em proporcionar um ambiente mais acolhedor para os usuários dos serviços e servidores.
“A secretaria chega com o olhar amplo, olhando para as equipes, para as pessoas e para a estrutura. A gente conserta algo simples no banheiro, o usuário chega e pode usar o banheiro melhor. Pode ir à sala, ter o ar-condicionado. Então, ele se sente mais acolhido. Essas ações reforçam o compromisso da secretaria com a qualidade dos serviços prestados e com o bem-estar das famílias e comunidades assistidas, demonstrando que, mesmo diante de desafios, o investimento contínuo na infraestrutura é essencial para promover inclusão e cidadania”, explica a coordenadora da Proteção Social Básica (PSB), Kerly Andrade.